Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Estoicismo em Tempos Turbulentos

Live com Gabriel Vanzella
Participação de Adriana Testa

Conta-se que tudo começou com um naufrágio. Se o navio não tivesse ido a pique e com ele a valiosa mercadoria que transportava, provavelmente não seria fundada a escola de pensamento que inspirou de Agostinho de Hipona a Tomás de Aquino, de René Descartes a Baruch Espinosa.

Infortúnios sempre ocorreram, e ocorrem. E diferentes culturas, ao longo da história, buscaram estratégias de como lidar com tais fatalidades. Com Zenão de Cítio não foi diferente: a falência e o exílio impostos por aquela perda, serviram de substrato para o florescimento da sua maneira de viver, de ser e de estar nesse mundo — sua filosofia.

Ele iniciou uma busca pela tranquilidade que não dependia das condições externas. Reconhecendo o que realmente estava em suas mãos, agia de forma moralmente íntegra, ao ponto de ser reconhecido em vida e homenageado após sua morte. Embora discípulos tenham expandido e aprofundado suas descobertas somente até meados do século II, ecos e reflexos se fazem sentir até os dias atuais.

Esse será o nosso ponto de partida onde juntos vamos refletir a respeito dessa escola filosófica, de como o Estoicismo pode nos auxiliar a navegar, com um pouco mais de segurança, em mares revoltos; ou como diria Epicteto, nos auxiliar a “persistir e resistir”.

 

 

12 de dezembro de 2023 • terça-feira • 19h
www.youtube.com/PalasAthenaBrasil
Atividade acessível – Tradução em Libras


Gabriel Vanzella – Economista formado pela FEA-USP, pós-graduado em Finanças pelo Insper, com atuação no mercado financeiro. Multiplicador da Formação em Ética, Ciências do Comportamento e Artes da Convivência da Associação Palas Athena.

Adriana Testa – Professora de inglês, pós- graduada em Yoga pelo IEPY e formada em Atenção e Concentração nas Práticas Meditativas pela Associação Palas Athena.