Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Ética biocêntrica para tempos difíceis
– A Carta da Terra

Live com Rose Marie Inojosa

A situação ambiental não se resume a repetir um diagnóstico, pois a Ciência e a experiência já nos indicaram como mitigar os efeitos e riscos e como nos adaptarmos para regenerar a vida no Planeta. Os tempos são difíceis porque a humanidade continua a caminhar rumo ao caos, aprofundando os riscos e o sofrimento.

O desafio é a adoção de uma ética biocêntrica que mova nossas mentes, corações e mãos.

A Carta da Terra, lançada pela UNESCO em 2000 no Palácio da Paz, em Haia, resume bem a proposta de uma ética biocêntrica, que se articula com as dimensões sociais da espécie humana: Respeito e cuidado com a Vida e com todas as formas de Vida.

Abraçar esse princípio ético, num cenário antropocêntrico, implica a sua manifestação no nosso modo de ser e estar no mundo, num ambiente de individualismo extremado, desinformação e polarização. O que isso tem significado para cada um de nós?

 


 

10 de junho de 2025 • terça-feira • 19h
YouTube da Palas Athena
www.youtube.com/palasathenabrasil 
Atividade acessível – Tradução em Libras


 

Rose Marie Inojosa – Nascida no bioma da Mata Atlântica, paulistana, mora, há alguns anos, numa área de mananciais. Está como Advisor do Centro Internacional Carta da Terra de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (www.earthcharter.org). É Conselheira da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz – UMAPAZ, em São Paulo, de cuja criação participou e coordenou durante oito anos, instituição que teve importante apoio da Palas Athena. Coordenou a coletânea Educação para o Desenvolvimento Sustentável, publicada em 2018. Escreveu os livros Regenera: desafios da regeneração e a Carta da Terra, publicado em 2023 e Discursos Perigosos – violência, internet, paz social, de 2024. De formação acadêmica é Mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP) e Doutora em Saúde Pública (FSP-USP).