Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

ARTE E CULTURA DE PAZ

 

A nova disposição constitucional “garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais” (Art. 215), combinada com a ampliação do conceito de cultura todos os modos de viver, fazer e criar dos diferentes grupos formadores da sociedade – passou a exigir a construção de um aparato institucional bem mais robusto do que o existente até então, na área da Política Cultural.

H. Mariotti nos mostra como nossa convivência com os outros e com o mundo, em muitas situações, é de afastamento, desconfiança e destruição. Ou seja, vivemos em desacordo com a nossa biologia, com nossa tendência biófila (de respeito à vida, em todas as suas formas), estabelecendo conflito com a ordem natural das coisas. (Acolhimento – Humberto Mariotti e Maria Cristina Zauhy, 2002)

Convencido de que, em todas as dimensões do nosso cotidiano, manifesta-se uma  predisposição para separar e dividir, aponta-nos a Cultura de Paz e a Arte, um caminho para o acolhimento com a possibilidade única e sensível, de mudar comportamentos e transformar realidades.

Neste 84º Fórum do Comitê, o objetivo é valorizar essa riqueza, muitas vezes desconhecida, mas que exerce papel fundamental no resgate de valores da nossa própria identidade e construção de uma cidadania plena. Gestar e desenvolver políticas culturais, por meio de experiências vivenciadas no cotidiano da administração pública, através de ações comunitárias, é  verificar o quanto a Arte já tem contribuído e poderá ainda contribuir na construção efetiva de uma Cultura de Paz, sensibilizando mentes e corações.

A Arte é uma ferramenta profundamente democrática, capaz de promover  mudanças qualitativas na gestão pública, proporcionando condições para que a cultura deixe de ser um componente periférico e ocupe definitivamente seu espaço como um dos vetores no processo de desenvolvimento do município, contemplando as premissas de gestão integrada, ética e  cordialidade.

 


GIOVANI MACHADOGraduado em Pedagogia pela FATEB (Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui) e pós-graduado em Adolescência e Juventude no Mundo Contemporâneo pela FAJE (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia) de Belo Horizonte e pela Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude. Ingressou na Prefeitura de Birigui em 1995 por meio de concurso público e atuou na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. De 2001 a 2008 participou do “Programa Educadores da Paz” em Birigui. Em 2009 participou do Curso “Construção de Paz com Justiça nos Processos latino-americanos” em San Alfonso, Cajón del Maipo, Chile. Foi presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) no biênio 2009/2010; de 2005 a 2011, coordenou os programas Jovem mais Jovem / Ação Jovem e, de 2011 a 2013 coordenou o Centro de Referencia da Juventude “Rafael Pinto Arjonas”. Em 2011, participou da formação na escola CEPAM (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal) de Gestão Municipal no curso de “Políticas Públicas”. Atualmente está como Secretário de Cultura de Birigui.  

 


 

IMPORTANTE: APRESENTAR DOCUMENTO DE IDENTIDADE (RG) NA PORTARIA

ENTRADA FRANCA 

 

08 de Abril de 2014

3ª feira – 19h

Local: Sede da Folha da Região

Rua Joaquim Fernandes – 445 –  Araçatuba – SP

Informações: Interação – 3622.7053 | e-mail: espacointeracao@uol.com.br

Realização: Comitê da Alta Noroeste Paulista para Cultura de Paz