Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

O JORNAL , O JORNALISMO E O JORNALISTA

 

Em tempos de mídias e informações que brotam por todos os lados, propagandas e  estímulos que direcionam escolhas e formam tendências, criam necessidades e induzem pensamentos e idéias. Saber escolher as fontes confiáveis para receber e refletir as informações e os acontecimentos, tem sido um grande desafio para o cidadão.

Assis Chateaubriand, em uma de suas reuniões de pauta afirmava: “Quem quiser expor suas opiniões, crie um jornal”. Seria esta afirmação válida para os dias de hoje, onde as velocidades dos aparelhos eletrônicos fazem circular as informações e imagens em tempo real?

Qual o papel do jornalismo, do jornal e dos jornalistas, na preservação da veracidade das notícias diante dos incontáveis dilemas éticos apresentados no cenário contemporâneo? Como formar um jornalista?

Onde poderiam se estabelecer as boas notícias? Haveria um espaço no jornalismo para as boas práticas, aquelas que valorizam a vida e os valores éticos?

Estes e tantos outros questionamentos fazem parte deste escopo: Jornal, Jornalismo e Jornalista. Como responde-las?

O encontro com a história viva do jornalismo, poderá ser fonte de compreensão dos cenários por onde transitou e transita esta história.

Ventura Picasso – Publicitário, dedicou uma vida ao mundo empresarial gráfico e jornalístico.  

 

IMPORTANTE: APRESENTAR DOCUMENTO DE IDENTIDADE (RG) NA PORTARIA

ENTRADA FRANCA  

09 de Setembro de 2014

3ª feira – 19h

Local: Sede da Folha da Região

Rua Joaquim Fernandes – 445 –  Araçatuba – SP

Informações: Interação – 3622.7053 e.mail: espacointeracao@uol.com.br

Realização: Comitê da Alta Noroeste Paulista para Cultura de Paz