Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Caderno da Cultura de Paz: publicação traz reflexões e ações

O Abaçaí Cultura e Arte publicou o caderno A paz é o caminho – Uma rede da Cultura de Paz com importantes reflexões, documentos internacionais de referência, informações sobre outros movimentos e outros materiais relevantes para a implementação de ações de construção de uma Cultura de Paz. Para fazer o download, clique aqui.

Toninho Macedo, coordenador do Abaçaí, fala sobre os objetivos deste material:

“Esta apostila surgiu da necessidade de oferecer subsídios às reflexões e atividades desenvolvidas com o Juruá – Núcleo de Sustentação da Bandeira da Paz no Parque da Água Branca e parte do programa de ação cultural que a Abaçaí Cultura e Arte ali mantém. São jovens e adolescentes que estão se iniciando no exercício da Cultura de Paz, e que, com seus exemplos, vêm se transformando em multiplicadores de uma nova forma de convivência entre os seres humanos.

Visa também dar uma contribuição, modesta e apoiada numa abordagem transdisciplinar e complexa, para a “construção” deste conceito ainda um tanto volátil, inspirando-se nas experiências e contribuições de tantos que, preocupados com o assunto, e por acreditarem que algo precisa, pode e deve ser feito, dedicaram e dedicam presentemente partes preciosas de suas vidas e de suas energias para ajudar na construção de um mundo mais solidário, mais justo, melhor, apoiado, essencialmente, no reconhecimento do outro como um outro, no respeito mútuo em harmonia com o meio que nos possibilita. Convivência respeitosa fundada no amor incondicional.”