Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Evento utilizou a vida e os ensinamentos de Gandhi para abordar o tema

Com a participação de quase todos os adolescentes, o CASA Vila Conceição (pertencente à Divisão Regional do Tatuapé – DRM II), promoveu na última quinta-feira (09 de abril) um evento sobre a Cultura de Paz com a visita dos palestrantes de ONG Palas Athenas, João Signorelli e João Roberto.

O evento teve como fio condutor as ações, a vida e o legado deixado pelo líder indiano, Mahatma Gandhi. A atividade começou com a reprodução de trechos do filme Gandhi (1982), vencedor de oito Oscars.

De início, como explica o coordenador pedagógico do CASA, João Marques, as cenas do filme causaram nos adolescentes um verdadeiro choque cultural. “Eles ficam impressionados, pois, como Gandhi prega a não-violência, ele não reagia na mesma moeda com toda a violência que era praticada contra ele”, disse.

Após comentar cada uma das cenas com os jovens, foi aberto um momento para o esclarecimento de dúvidas.

Em seguida, João Signorelli, que também é ator, representou o líder pacifista no monólogo “Gandhi, Um Líder Servidor”. Vestido a caráter, ele abordou conceitos da Cultura de Paz.

Para o coordenador pedagógico, o evento foi um sucesso. “Proporcionou uma grande reflexão para os jovens, com uma significativa mudança de paradigmas”, concluiu.

Associação Palas Athena foi fundada em 1972 e desde de 2007 realiza esse projeto nas unidades da Fundação CASA da Grande São Paulo.

Matéria original disponível em:  http://www.fundacaocasa.sp.gov.br