Comitê da Cultura de Paz

Livro: Caminhos possíveis para uma Escola Sustentável

UMAPAZ

Caminhos possíveis para uma Escola Sustentável – Duas publicações de presente para você que trabalha com educação e sustentabilidade com exemplos e dicas para transformações necessárias.

A UMAPAZ, que acabou de completar 15 anos, tem a alegria de compartilhar e disponibilizar gratuitamente duas publicações on-line que se complementam. As duas foram elaboradas a partir da mesma experiência vivida no município de São Paulo no ano de 2019. Um livro com o registro da experiência e um Almanaque pensado para quem trabalha no chão da Escola.

O livro com o título Caminhos possíveis para uma Escola Sustentável é um registro da experiência de formação continuada para educadores das 13 DRE’s – Diretorias Regionais de Educação do município de São Paulo – apresenta o registro de um trabalho que aconteceu de fevereiro a dezembro de 2019, de natureza educacional, fruto de uma parceria entre Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente e Secretaria de Educação, com apoio técnico da UNESCO e da Associação Palas Athena.

Foi um processo de formação continuada de educadores das etapas de educação infantil e fundamental. Este processo foi fundamentado no compromisso da cidade de São Paulo em relação à implantação dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ancorados na Secretaria Municipal de Educação, no currículo da cidade e no compromisso da Secretaria do Verde e Meio Ambiente por meio da UMAPAZ e na disseminação dos processos educativos voltados à sustentabilidade.

Trata-se de uma experiência que deixou suas marcas no âmbito intersecretarial e técnico, diretamente no chão das escolas. A ideia de compartilhar esta experiência nasceu da vontade de deixar registrado este processo complexo no âmbito das articulações, da sua viabilidade e execução, para que possa ser uma inspiração a outras iniciativas dentro e fora de São Paulo.

O Almanaque é uma publicação que tem o nome muito parecido, mas é uma obra com formatação diferenciada. O Almanaque se chama Caminhos para construção de uma Escola Sustentável e foi elaborado com muito carinho com dicas para educadores sobre sustentabilidade, ODS, direitos humanos e jardinagem – que atuam diretamente nas escolas, nas etapas de educação infantil e ensino fundamental.

Acesse o material completo:
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/umapaz/biblioteca_umapaz/index.php?p=231434&fbclid=IwAR0NZAeNrJuHXmROBi1XfV13oRJ70zkn1p30Slqd_9HZ1L5JbfIS1GNAEs0