Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

banner remendado(reduzido)A Palas Athena em parceria com o Sesc, o Consulado Geral da República África do Sul no Brasil e com o apoio institucional da UNESCO apresenta no dia 7 de julho, às 19h, no Sesc Vila Mariana a 1ª Semana Nelson Mandela.

Celebraremos a vida e o legado do líder pacifista sul-africano em uma noite de palestras e expressões artísticas, relembrando e refletindo sobre a capacidade de perdão e reconciliação – matriz das estratégias políticas de Mandela – que unificou um povo em torno de um propósito de construção de futuro e não de vingança ou retaliação.

A segregação social vivida pelos sul-africanos por mais de 40 anos chegou ao seu fim com uma das arquiteturas de educação cidadã mais inusitadas e eficientes do século 20. A inteligência estratégica e a propositividade de suas campanhas e ações políticas e a beleza de seus gestos poéticos, que convidaram a sociedade daquele país, e que por sua força e universalidade, seguem convidando os povos do mundo a trabalharem juntos pelo fim dos preconceitos, das injustiças e das situações de dominação e exploração, em suas diversas expressões.

Neste encontro contaremos com a presença do grupo Gumboot Brasil, da Profa. Vera Lúcia Benedito, da Consul Ms Mmaikeletsi Melanie Dube, do Prof. Kabengele Munanga e do grupo Treme Terra. A 1ª Semana Nelson Mandela  tem entrada gratuita e os ingressos poderão ser retirados nas bilheterias das unidades Sesc no dia do evento, a partir das 14h.

 

Sobre os convidados

Gumboot Dance Brasil – Gumboot dance (dança de botas de borracha) é uma forma de dança popular que foi criada pelos trabalhadores no século XIX nas minas de ouro e de carvão da África do Sul. Yebo é o segundo espetáculo do Grupo Gumboot Dance Brasil. Ele aborda a exploração, tanto das minas como dos sete povos levados para extração do minério, a criação de um dialeto sonoro a partir das batidas nas botas de borracha, a espera das mulheres por seus maridos mineiros durante a temporada de exploração das minas.

Mmaikeletsi Melanie Dube é Cônsul-Geral da República da África do Sul no Brasil. É graduada em Ciências Sociais na University of the North e licenciada em Gestão de Relações Públicas pela Tshwane University of Technology. Atuou em diversos cargos públicos, como o Departamento de Esportes e de Relações Exteriores, onde exerceu em 2006 o cargo de Diretora de Marketing. Compôs o time de logística da Copa do Mundo da FIFA de 2010 e da COP17. Dirigiu ainda outros Departamentos de Estados como o de Filial de Protocolo e o Departamento para o Canadá e Organizações Regionais.

Kabengele Munanga é natural da atual República Democrática do Congo e brasileiro por naturalização. Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo onde lecionou por mais de 30 anos até aposentar-se como Professor Titular no Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. É autor de mais de cem publicações sobre temas relacionados com a Antropologia da África e da População Negra no Brasil. Ocupou cargos de diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia, de Vice-Diretor do Museu de Arte Contemporânea e de Diretor do Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo. Recebeu diversos prêmios e títulos honoríficos, entre os quais A Comenda da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República do Brasil e o Grau de Oficial da Ordem do Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores.

Treme Terra – O espetáculo Terreiro Urbano está baseado na representação simbólica de um xirê (cerimônia tradicional de saudação e exaltação a todos os orixás, sequência de danças do candomblé, que começa com Exu e finaliza com Oxalá). É uma releitura contemporânea, um caleidoscópio da cultura afro-brasileira a partir da mitologia dos orixás, seus cantos e movimentações. As danças legitimam o sagrado e principalmente comunicam, trazem antigas memórias, ancestralidade, mitos fundadores e também a estética ritualizada do orixá.

 

1ª Semana Nelson Mandela
Data: 7 de julho de 2015
Horário: terça-feira, 19h
Local: Sesc Vila Mariana
Endereço: Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana, São Paulo (SP)
Mais informações: (11) 3266-6188
Retirada de ingressos nas bilheterias do Sesc no dia do evento, a partir das 14h.