Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

O Seminário Galego de Educação para a Paz conferiu o Prêmio Portapaz ao Sr. Pablo Rios, porta-voz da Lokarri – Acordo da Rede pelos Cidadãos, pela consulta e reconciliação no País Basco – “em reconhecimento ao enorme esforço e por seu trabalho pelo fim da violência do ETA, e especialmente pela magnífica organização da Conferência Internacional para Promover a Resolução do Conflito no País Basco e sua Declaração Final, verdadeira antevisão do fim definitivo das ações armadas do grupo ETA”. A Lokarri é uma organização da sociedade, independente e plural, que luta pela paz e pela normalização da convivência no País Basco.


O presidente do Seminário Galego de Educação para a Paz, Manuel Dios, teve a oportunidade de falar com Pablo Rios, comunicar-lhe a decisão da direção do Seminário e felicitá-lo pela conquista. Pablo Rios expressou sua satisfação, agradeceu o reconhecimento especial à Lokarri e confirmou que estará em Santiago de Compostela, Espanha, dia 30 de janeiro, aniversário da morte de Gandhi, na Escuela de Dia de la Paz, para receber pessoalmente o prêmio e dar uma conferência sobre o processo que conduziu ao fim definitivo da violência do ETA.

Entre os ganhadores anteriores estão Adolfo Pérez Esquivel, Federico Mayor Zaragoza, Baltasar Garzón, Jonan Fernández, Manolo Rivas, Gervasio Sánchez, Karen Marón, Manuela Mesa e José Couso [in memorian].