Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Seminário Internacional com Wolfgang Dietrich – Detentor da Cátedra UNESCO de Estudos de Paz da Universidade de Innsbruck, na Áustria

Compreensão diferenciada dos conflitos e aplicação de métodos eficientes para trabalhar com eles são os objetivos deste seminário. Para tanto, distinguiremos entre: 1) a resolução de conflitos;  2) a transformação prescritiva de conflitos e 3) a transformação de conflitos por elicitação, ou seja, através da conexão com o saber tradicional e cultural de solução de conflitos que já se encontra latente na própria comunidade onde o conflito emerge.

Até que ponto o conflito é um aspecto constitutivo de uma sociedade aberta, democrática e plural? Já que a pluralidade é um termo chave – tanto para a nação-estado moderna e sua compreensão da democracia, quanto para as interpretações pós-modernas da paz – refletiremos sobre a relação entre a habilidade social de transformar conflitos de modo não violento e suacompreensão da democracia.

Hoje convivem concepções das filosofias moderna, pós-moderna, transracional (aquela que reconhece o anseio de transcendência como traço inconfudível da humanidade), e cada uma delas oferece caminhos para lidar com a diversidade. Quais podem nos auxiliar para um entendimento contemporâneo de democracia?

Este seminário combina teoria e prática através de desafios interativos e partilhamentos de expêriencias que viabilizam a ampliação da compreensão e igualmente a aquisição das habilidades e competências para o uso cotidiano nos cenários privados e públicos, em relações interpessoais, intergrupais, interculturais e transracionais.

 


Teoria e prática do conflito – como lidar com ele em cenários plurais e democráticos.
Data: 31/10 e 01/11
Horário: sexta-feira, 19h a 21h e sábado 9h30 a 17h30
Local: Associação Palas Athena
Endereço: Alameda Lorena, 355 – Jardim Paulista, São Paulo (SP)
Inscrições pelo site: www.palasathena.org.br
Mais informações: (11) 3266-6188
*com tradução consecutiva.
Vagas limitadas. Necessário inscrição prévia através do site ou na recepção da Palas Athena.


Sobre o convidado
Wolfgang Dietrich é detentor da Cátedra UNESCO de Estudos de Paz da Universidade de Innsbruck, na Áustria, é diretor do Programa de Mestrado em “Paz, Desenvolvimento, Segurança e Transformação de Conflitos Internacionais” na mesma universidade. É membro da Austrian UNESCO Commission e professor visitante no Instituto de Ciências Políticas da Universidade de Viena, no Centro de Estudos de Paz e Desenvolvimento da Universidade de Castellón/Espanha e na United Nation’s Peace University na cidade de Colón/Costa Rica. Entre suas obras destacamos The Pelgrave International Handbook of Peace Studies: A Cultural Perspective, considerada referência mundial para estudos contemporâneos sobre democracia, pluralidade cultural e estudos sobre a paz.