Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Apresentamos a nova versão do jogo virtual “Diário de Amanhã”.

Trata-se de uma ferramenta inovadora para abordar em sala de aula de forma leve e criativa o que vai expresso na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O jogo apresenta algumas etapas: faz inicialmente uma breve contextualização histórica dos direitos humanos. A seguir, os alunos organizados em grupos fazem a escolha do avatar que os representará nas etapas seguintes, sendo a primeira um Quiz com questionamentos sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos; e a segunda uma sequência de 12 missões que apresentam uma manchete de um jornal do futuro (por isso o nome Diário de Amanhã), noticiando a violação de direitos humanos presentes no cotidiano das pessoas na localidade em que vivem, no mundo do trabalho, ou no mundo virtual. Os alunos devem fazer a escolha de uma opção que evite que a notícia vire um fato.

Estimula-se assim a análise e reflexão sobre as situações buscando um posicionamento frente a elas de modo que cada pessoa encontre no seu cotidiano um jeito de colocar em prática o que vai expresso na Declaração Universal dos Direitos Humanos e de não se calar frente as injustiças que testemunha.

Para acessar o jogo, basta prencher o cadastro (clique aqui para preencher o cadastro) e fazer o download gratuitamente do arquivo.

Após a aplicação do jogo em sala de aula, pedimos a você, caro professor que nos dê um retorno sobre os resultados alcançados, enviando e-mail para contatocef@palasathena.org.br. Isso nos ajudará na composição do relatório de resultados a ser enviado para UNESCO.

Agradecemos pela parceria nessa importante ação de divulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos e desejamos que o jogo possa contribuir para a construção valores entre a população jovem do país.

Clique aqui para preencher o cadastro e fazer o download gratuitamente.