Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

O artigo do Prof. Nei Alberto Salles Filho, escrito em parceria com a Profa. Dra. Silvia Finck, conta do encontro de duas persperctivas: o GEPEFE, Grupo de Estudos da Educação Física, no Programa de Pós Graduação – Mestrado e Doutorado em Educação da UEPG [Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná], com o Núcleo de Estudos em Educação para a Paz, o NEP/UEPG. Do encontro passa a ser estruturada a reflexão sobre a Educação Física na perspectiva da Educação para a Paz e prevenção das violências.

Esperamos que o texto seja útil de alguma forma para reflexões e trabalho. Para quem quiser conhecer e participar, os encontros do GEPEFE/UEPG ocorrem quinzenalmente às quintas-feiras, à tarde, no Campus da UEPG, bloco da pós-graduação. Para outras informações, entre em contato: prof.neialberto@hotmail.com.Resumo

Este artigo relata sobre a parceria do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Formação de Professores (Gepefe/UEPG/CNPq), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação (UEPG/PR), com o Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências (NEP/UEPG). Tal parceria contribuiu para a criação da linha de pesquisa ‘Educação Física, Esportes e Educação para a Paz: dimensões conceituais, metodológicas e na formação de professores’ no Gepefe. O objetivo deste artigo é apresentar reflexões mais específicas da aproximação entre o esporte na perspectiva educacional e a educação física escolar, mediadas pela questão da formação de professores.
Ao considerarmos aspectos presentes na discussão sobre a educação para a paz (convivências, conflitos, violências e paz), encontramos especificidades para pensarmos em ações na formação de professores. Este processo emerge pelo fato do Brasil viver um momento esportivo especial, com a realização de eventos internacionais previstos para os próximos anos, ampliando assim a necessidade de reflexões sobre temáticas a respeito de violências e convivências nos esportes, que suscitam reflexões sobre o papel fundamental da educação esportiva na formação de valores de convivência e a discussão sobre a formação de professores em Educação Física para essa realidade.