Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Rio+20: revolução de energias limpas é crucial, diz secretário-geral da ONU

10/10/2011
O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, defendeu uma “revolução de energias limpas” na conferência “Energia para Todos – investindo no acesso aos pobres” nesta segunda-feira (10/10) em Oslo, Noruega. No evento prévio à Conferência Rio+20, Ban disse que energia sustentável é fundamental para o progresso dos países pobres e cobrou ações para alcançar as metas de acesso universal de energia até 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
“Três bilhões de pessoas dependem de carvão e madeira para cozinhar. Essas condições são traduzidas em pobreza extrema”, argumentou o Secretário-Geral. Ele completou: a energia não deve ser apenas universal, mas também limpa e sustentável. De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), o financiamento ao acesso universal de energia custaria apenas cerca de 3% do total investido em energia no mundo. “A falta de energia é uma ameaça para as ODMs. Impede o crescimento e a geração de emprego. Exigimos uma mudança radical nas práticas atuais.”
Para atingir o acesso universal, Ban lançou no mês passado o programa “Energia Sustentável para Todos”. O objetivo é proporcionar nos próximos 20 anos o acesso universal a serviços energéticos modernos, duplicar a eficiência energética e duplicar a quota de energias renováveis.
A Noruega lançou em paralelo à conferência o programa “Energia+Iniciativa”, que foca em mobilizar recursos públicos e privados para o Ano Internacional da Energia Sustentável em 2012. “Esse é um marco no caminho para Rio+20 (….) e um bom exemplo da parceria público-privado para implementar as metas de Ban Ki-moon na área energética”, analisou o Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), Kandeh K. Yumkella.
Fonte: ONU Brasil