Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Edgar Morin – Pensamento complexo em tempos de incertezas

Live com Izabel Petraglia

Vivemos tempos de incertezas, crises, medos e múltiplas adversidades, seja na política, na economia, na cultura, na educação. Temos guerras e conflitos geopolíticos (mas não só!) por toda parte, em um planeta sofrido por uma pandemia recente, confrontos devastadores em curso, desastres ambientais e ecológicos de toda ordem: inundações, incêndios florestais, terremotos.

E aqui, no Brasil, outras guerras também se impõem; violência em suas múltiplas manifestações, entre ricos e pobres, contra os povos indígenas, as minorias, as pessoas em situação de vulnerabilidade, as mais diversas. De um lado, conflitos pela terra, por dinheiro, poder e dominação, de outro lado, pelo direito ao alimento, ao trabalho, à dignidade e à vida.

Precisamos aprender e desenvolver uma cultura de solidariedade e paz, que rejeite toda e qualquer forma de violência e opressão contra os semelhantes, os diferentes, a natureza. Para isso, vale refletir sobre a importância de um pensamento complexo, que seja capaz de religar os saberes dispersos, respeitar o múltiplo e o diverso, mudar de via em direção à fraternidade, às práticas transformadoras para o bem viver.

O pensamento complexo, de Edgar Morin, é um tipo de pensamento capaz de unir o que aparentemente está separado e, tem na educação, a brecha fundamental para a construção de um mundo melhor.

 

 

13 de agosto de 2024 • terça-feira • 19h
www.youtube.com/PalasAthenaBrasil
Atividade acessível – Tradução em Libras


Izabel Petraglia –  Diretora e cofundadora do Centro de Estudos e Pesquisas Edgar Morin, professora universitária a mais de 30 anos. É pedagoga e psicóloga, mestre e doutora em Educação, com pós-doutorado pelo Centre Edgar Morin, da EHESS/CNRS, Paris. Autora de diversos artigos, livros, capítulos, é conferencista nacional e internacional.