Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

A Paz na Cultura Clássica Greco-Romana


Live com Prof. Aurélio Lima Correia

Nos dias atuais, diante de novas ameaças de conflitos bélicos de caráter mundial, faz-se necessário interrogar: o que é realmente necessário e inerente à humanidade: a paz ou a guerra?

Em menos de dois séculos, a guerra, motivada pela honra e pela vingança, deu lugar à guerra entre Estados, estedendo-se ao conjunto da sociedade e tendendo a se tornar um conflito de dimensão planetária. Para adentrar nesta questão, se a Paz é necessária ou contigente à natureza humana, ou apenas alguns momentos de suspensão do estado permanente e contínuo de Guerra, propomos um olhar telescópico, não às origens do universo, mas às origens da “Humanitas” (entre os romanos), ou “Paideia” (entre os gregos), fonte perene de inspiração e renovação intelectual e espiritual.

Nós, brasileiros, representantes majoritários da latinidade no mundo, herdeiros desta cosmovisão, nos inserimos nesta tradição e podemos, sem incorrer em indevida apropriação cultural, revisitar esta importante base de nossa cultura. Indagaremos sobre a “Humanitas”/”Paideia” para focalizar no verdadeiro tema deste encontro: a Paz – entremeada na arqueologia, literatura e mitologia greco-romana – e tentar responder: será verdadeiro o dito “O homem é um lobo para o homem”? (Titus Maccius Plautus, III-II a.C) ou seria o ser humano “um deus, se está consciente de seu papel no mundo”? (Caeciliu Statius, III-II a.C).

 


 

10 de setembro de 2024 • terça-feira • 19h
YouTube da Palas Athena
www.youtube.com/palasathenabrasil 
Atividade acessível – Tradução em Libras

 


 

Aurélio Lima Correia Bacharelado (2012) e Mestrado em Letras Clássicas (2014) pela Pontifícia Universitá Salesiana di Roma. Graduado em História (2023/UNESA), Teologia (2003/Unisal-Pio XI), Filosofia (1999/Instituto de Filosofia São Bento); pós-graduado em Psicopedagogia (2023/UNESA) e História do Cristianismo (2024/CENES). Membro da Associação Brasileira de Professores de Latim (ABPL). Desde 2018 atua como professor de Letras Clássicas, Vernáculos e Humanidades no Stvdivm Pavlopolitanvm, instituto do qual é fundador e gestor.