Educação Global pode ser entendida como um paradigma educacional baseado numa perspectiva holística e global, que identifica um movimento dinâmico e interdependente entre comunidades, territórios e pessoas; inter-relações entre fenômenos naturais e sociais; interligações entre passado, presente e futuro, e entre a natureza complementar das dimensões cognitiva, afetiva, física e espiritual do ser humano. Está dirigida para temas do desenvolvimento, equidade, paz, justiça social, sustentabilidade do meio ambiente, questões de gênero, entre outros. Pretende-se uma metodologia afinada com os níveis pessoal, local, nacional e planetário; é experiencial, interativa, centrada no estudante, participativa, democrática e orientada para a mudança.
ENTRADA FRANCA
10 de abril de 2001, terça-feira – 18h
Local: Faculdade de Saúde Pública da Universidade
de São Paulo Av. Dr. Arnaldo, 715 – São Paulo
(ao lado da Estação Clínicas do Metrô)
Realização: Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz
Marli Alves Santos: Economista (Universidade Federal do Espírito Santo – UFES), Pós-graduada em Ciências Políticas (UNICAMP) Especializações: Ciências Espaciais (International Space University– ISU); Educação Ambiental (MASHAV – Israel); Cursos e estágios internacionais em meio ambiente: Canadá, EUA, Inglaterra, Itália e Suécia. Gerente de Meio Ambiente da CDHU (Cia. de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) Coordenadora Geral do International Training for Environmental Leadership (ITEL) Presidente do Núcleo Internacional de Educação e Gestão Ambiental (NIEGA) Professora Universitária em Políticas Públicas (por cinco anos).