A partir de 2012, a educadora Renata Meirelles e o documentarista David Reeks voltam à estrada para percorrer, durante dois anos, uma geografia de saberes da cultura infantil de diversas regiões brasileiras.
Seguindo um trabalho que já fazem há 16 anos, continuarão ouvindo o que dizem as crianças de nosso país, dando voz aos seus gestos, saberes e fazeres, principalmente através da sua linguagem mais genuína: o brincar. A diversidade de um país como o Brasil vista pelos olhos da criança, que nos apresenta sua realidade baseado, essencialmente, na espontaneidade típica infantil.
No roteiro serão visitadas comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral, sempre focando na perspectiva da realidade infantil desses locais. Durante todo o trajeto serão registrados em filmes, fotos e textos, as mais diversas manifestações infantis, por meio de seus brinquedos, brincadeiras, relações sociais e familiares, escolas, festas tradicionais, histórias, comida, natureza do entorno, credos e o que mais der contorno às crianças de cada local. A partir desses registros serão realizados diversos produtos culturais tais como livros, filmes de curta-metragem, séries para televisão, debates e exposições.