Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Dilemas e esperanças do entendimento coletivo num mundo em crise,  acelerada mudança climática e rápida transformação.  A busca sustentabilidade ainda faz sentido?

 

com Caco de Paula

 

Há exatos 42 anos o mundo intensificava a discussão, de maneira mais sistematizada, de alguns dilemas que hoje chamamos de desafios da sustentabilidade. Um movimento que daria origem a grandes discussões globais.

Vem daí uma visão mais atualizada sobre a finitude dos recursos naturais, o conceito de solidariedade entre gerações e o desafio de pensar problemas e soluções de forma sistêmica, observando simultaneamente seus aspectos econômicos, sociais e ambientais.

A ideia de que devemos buscar uma sociedade sustentável, uma economia sustentável, um consumo sustentável, enfim, uma atitude sustentável, por um lado ajudou a difundir o conceito de sustentabilidade. Por outro lado, a apropriação desse termo por várias frentes, da administração à moda, das escolas de negócio ao marketing, contribuiu para desgastar o significado desse adjetivo de uso múltiplo, hoje um tanto difuso e controverso.

Observador dessa discussão há anos, o jornalista Caco de Paula traz o relato de quem identifica várias visões do problema, como quem, da perspectiva de uma embarcação, enxerga diferentes porções de terra no horizonte. E compartilha suas experiências e, principalmente, suas dúvidas. Como toda essa discussão contribui com a espiral de conhecimento? Como o entendimento da mudança climática gera ações no cotidiano? Os hippies tinham razão? Qual a relação entre sustentabilidade e cultura de paz? Quais os cenários possíveis?

 


5 de agosto de 2014 • terça-feira • 19 horas
Auditório do MASP ▪ Museu de Arte de São Paulo
Av. Paulista, 1578 – São Paulo/SP – Estação Trianon-Masp do metrô
Não é necessário fazer inscrição antecipada


Caco de Paula é jornalista, formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), criador da iniciativa “Planeta Sustentável”, plataforma realizada na Abril, especializada em sustentabilidade em todos os aspectos da vida. Idealizou o projeto “Viagem do Conhecimento”, maior olimpíada de Geografia do Brasil, realizada pela “National Geographic Brasil”, publicação que dirigiu por dez anos. Foi repórter e editor de “O Estado de São Paulo”, “Jornal da Tarde”, repórter da revista “Veja”, editor de “Veja São Paulo” e diretor de “Guias Quatro Rodas” e “Viagem e Turismo”. Depois de uma temporada de estudos na Associação Palas Athena, participou da concepção da revista “Vida Simples”, da qual também foi colunista. Desde 2009 participa das conferências globais sobre mudanças climáticas organizadas pela ONU e dedica-se à difusão de informações sobre o tema, como a criação do Blog do Clima, publicado pelo site “Planeta Sustentável”.