Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

O princípio dos 3 R’S (reduzir, reutilizar e reciclar) é aplicável facilmente na vida cotidiana e se faz cada vez mais necessário para viabilizar o futuro das próximas gerações. A expansão de programas de conscientização ambiental é a forma mais eficiente para mudar os valores dos indivíduos e deter o processo de degradação e os impactos sobre o meio ambiente.

A mudança dos valores internos dos indivíduos e da sociedade como um todo tende a repercutir em uma série de outras atividades, por meio da transferência do comportamento adquirido, além de desencadear o efeito multiplicador, uma vez que, ao sensibilizar os indivíduos em relação a alguma questão ambiental (ex: lixo) deserta-se o interesse por outros problemas correlacionados (economia de água e de energia, por exemplo).

A adoção da visão sistêmica da natureza é fundamental para a reflexão e o aprofundamento  sobre o manejo dos resíduos e dos meios e fins para atingir algum grau de sustentabilidade socio-ambiental.

Emília Gadelha – Médica, diretora presidente do Instituto Recicle Milhões de Vidas. A missão do Instituto Recicle Milhões de Vidas é promover e coordenar o desenvolvimento de ações que visem mudanças de comportamento quanto ao uso dos recursos naturais, através da educação ambiental e da conscientização da responsabilidade social, agregando como resultado a geração de recursos financeiros para o apoio a instituições que atendem crianças carentes com prolemas de saúde, estimulando novos, crescentes e permanentes padrões de solidariedade.

Objetivo geral:
• Promover e coordenar ações conjuntas para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente
• educação ambiental / coleta seletiva de lixo
• consciência coletiva de cidadania e solidariedade
• formação de agentes multiplicadores
• Estabelecer parcerias em programas (públicos e privados)
• escolas, condomínios residências, empresas, governo e sociedade em geral

Endereço: Rua Madureira, 465 – Vila Mariana – São Paulo – SP
tel (11) 5546-9804 – www.reciclevidas.org


– Entrada Franca –
11 de setembro de 2001, terça feira – 18h
Local Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
Av. Dr. Arnaldo, 715 – São Paulo ( Estação das Clínicas do Metrô)

Realização: Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz