Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Cérebro e Universo
– mundos que habitamos, e ainda desconhecemos 

com Dr. Luiz Eugênio Mello e Prof. Paulo Gomes Varella

 

“O cérebro e o Universo representam de forma semelhante a vastidão do desconhecido. É grande a complexidade de interações entre diferentes elementos na astrofísica assim como nas neurociências, bem como a dimensão numérica das quase infinitas galáxias e quase infinitos neurônios. Com o avanço do conhecimento científico passamos a entender melhor tanto os processos evolutivos de formação desses sistemas, como seu envelhecimento e desaparecimento. As analogias que há séculos vêm sendo construídas entre essas duas áreas do conhecimento têm tanto a dimensão poética como a discursiva, permitindo a transposição de conceitos de uma ciência para a outra. Em última análise, a própria fé e a espiritualidade são profundamente influenciadas pelo avanço do nosso conhecimento do Universo e do nosso sistema nervoso. Nesta apresentação, procuraremos expor achados de natureza geral sobre as bases de funcionamento de nosso sistema nervoso que permitam ao público um melhor entendimento de nossa própria expressão humana.”
Luiz Eugênio Mello

“A Astronomia surgiu e evoluiu a partir das necessidades práticas do ser humano, que por meio de observações da natureza e da percepção dos fenômenos repetitivos, pôde compreender os ciclos astronômicos como o das fases da Lua e das estações do ano, criando os calendários para a contagem do tempo, determinando a época para plantio e colheita e, desde então, a busca de conhecimento jamais repousou. Aos saltos, transformando informações em conhecimento, o homem navegou pelos oceanos orientando-se pelos astros, aventurou-se pelo espaço em busca de novos mundos, criou teorias à medida que travou contato com complexas manifestações naturais. Tocamos a verdade? Estamos próximos da compreensão de nosso papel na natureza? Parece que não. A cada fato explicado, novas questões surgem e, na busca pela razão de nossa existência, avançamos em direção a campos inexplorados, fronteiras intrigantes e limites desconhecidos. Aliada aos grandes desafios da compreensão das fronteiras de nosso conhecimento astronômico, ergue-se uma tarefa não menos importante e nem de longe mais simples: a de transmitir à sociedade como um todo o significado de tais avanços e das descobertas no seu cotidiano, aproximando novamente as pessoas da natureza, do céu, da terra, do ar e do imenso laboratório natural que é o Universo, onde não somos apenas meros espectadores dos fatos, mas integrantes entrelaçados com sua origem, evolução e destino.”
Paulo Gomes Varella

 


ENTRADA GRÁTIS

5 de junho de 2018 • terça-feira • 19 horas
Local: Teatro do Sesc Vila Mariana
Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana, São Paulo – SP.
Prefira Transporte Público
Metrô Ana Rosa 750m  e Metrô Paraíso 1000m

Retirada de ingressos no dia da atividade, a partir das 14h,
nas unidades do Sesc (exceto Itaquera e Interlagos).

 


 

Luiz Eugênio Mello: Graduado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, onde realizou seu mestrado e doutorado em Biologia Molecular. Pós-doutorado em Neurofisiologia na University of California – UCLA, Los Angeles. Professor Titular de Fisiologia da Escola Paulista de Medicina – Unifesp. Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto DOr de Pesquisa e Ensino. Integra o Conselho Deliberativo do CNPq desde 2018. Atua nas áreas de plasticidade neuronal, mecanismos básicos de acupuntura, epilepsia, degeneração neuronal, células troncos, fisiologia e fisioterapia do sono, gestão de C&T.

 

Paulo Gomes Varella: Formado em Geologia pela USP e pós-graduado em Astronomia pelo Núcleo de Astrofísica Teórica da Universidade Cruzeiro do Sul. Foi membro da equipe técnico-científica do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica de São Paulo, de 1971 a 2016. Por 13 anos chefiou a Escola Municipal de Astrofísica e seu Observatório Astronômico. Autor de livros, cartas celestes e de textos de difusão científica. É membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Diretor do Observatório Céu Austral desde 1987.