Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Vínculos, Criatividade e Convivência como Resposta ao Sofrimento Psicológico dos Jovens


Com Ana Paula Navarro, Lourdes Alves, Sandra Taiar e Vera Couto

 

Cenários complexos evidenciam o sofrimento psicológico dos jovens de maneira desconcertante e desafiadora, exigindo um olhar atento e cuidadoso que possa amparar práticas fortalecidas em valores da convivência e comprometidas com uma cultura promotora de paz.

O que está acontecendo com os jovens hoje? Quais são os problemas psicológicos, comportamentais e situações de vida que os preocupam? Que convivência nós adultos podemos proporcionar para que nossos jovens possam confiar e construir um futuro promissor? Como amadurecer bem num mundo vertiginoso, impulsivo, competitivo e individualista, se amadurecer pede tempo e vínculos para nos tornarmos verdadeiramente quem somos? Que sofrimentos estão presentes na vida dos jovens hoje e que convivência poderia fazer das situações de sofrimento oportunidades de aprendizagem e fortalecimento?

Essas são algumas das questões que este Fórum vai levantar. Trataremos dos sofrimentos juvenis no mundo contemporâneo e a necessidade de tecer vínculos, proporcionando boa convivência e estímulo à criatividade para vencer as dificuldades de se tornar adulto no mundo de hoje.

Escutar e acolher o sofrimento, nutrir vínculos de confiança e amabilidade, experimentar formas criativas de conviver e se expressar, favorecer redes e interações saudáveis constituem respostas pertinentes aos comportamentos destrutivos e autodestrutivos que permeiam a rotina e denunciam uma grave e preocupante condição de vulnerabilidade e esgarçamento do tecido social.

Mobilizar a força criativa e simbólica, individual e coletivamente, pode ser o potente e efetivo caminho de fortalecimento das potencialidades do ser e do conviver, possibilitando conexões que restauram, reencantam e tecem laços de hospitalidade, saúde e paz.

 

 


ENTRADA GRÁTIS

7 de agosto de 2018 • terça-feira • 19 horas
Local: Teatro do Sesc Vila Mariana
Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana, São Paulo – SP.
Prefira Transporte Público
Metrô Ana Rosa 750m  e Metrô Paraíso 1000m
Retirada de ingressos no dia da atividade, a partir das 14h,
nas unidades do Sesc (exceto Itaquera e Interlagos).

 


Ana Paula Navarro, psicóloga, psicoterapeuta e educadora. Mestranda em Psicologia Clínica, Núcleo Junguiano – PUC SP. Pós-graduada em Jogos Cooperativos. Docente em programas socioeducativos e cursos livres em organizações públicas e privadas. Dedica-se ao desenvolvimento de pessoas e organizações a partir de metodologias de convivência e valorização da Cultura de Paz e Cultura da Cooperação.

Lourdes Alves de Souza é educadora, psicóloga, pós-graduada em Gestão Estratégica do Conhecimento e Inovação pela Faculdade SENAC. Certificada em Ética, Cultura de Paz e Dinâmicas de Convivência pela Associação Palas Athena, e professora convidada na UFUSCAR no MBI de Inovação.

Sandra Taiar, psicoterapeuta há 30 anos. Dirige grupos de ensino e supervisão em Anatomia Emocional e Psicologia Formativa. Professora e membro do Conselho Deliberativo da Associação Palas Athena, envolvida com o estudo e ensino das práticas voltadas para a Cultura de Paz, em escolas e em organizações.

Vera Lúcia Couto, psicoterapeuta na abordagem junguiana. Especialista credenciada pelo CRP em atendimento clínico e Psicologia Educacional. Membro fundador da Areté – Centro de Estudos Helênicos – SP. Coordenadora de grupos de estudos em Mitologia Grega.