Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Senso de pertencimento e reconhecimento

o pulsar da vida afetiva em redes de convivência

Com Anny Christina Lima, Beleza Shihying Woo e Ebraim M. de Andrade

 

Num mundo atribulado e espantado com o poder das mídias sociais, onde quase sempre o individualismo e o cinismo parecem predominar, fica difícil apreciar a benevolência, presente mas despercebida, que permeia nossa total interdependência com a natureza e os outros seres humanos. Daí resulta a chamada “solidão urbana” tão comum nas grandes metrópoles – a falta de reconhecimento dos vínculos motiva boa parte do sofrimento que vivemos sem nem saber por quê.

Tamanho assoberbamento nos leva a refletir: o que significa conviver? Certamente, envolve o cuidado, de nós mesmos e do outro, seja o outro quem for. Cuidar amorosamente de quem conhecemos é espelhar o amor e cuidado que temos conosco; cuidar amorosamente de quem não conhecemos é amar o humano que existe em nós.

Por séculos ficamos encantados ao ver animais cuidando de suas crias tal como se estivessem copiando atitudes humanas, e somente agora percebemos que, na realidade, nós é que os copiamos. Toda a vida neste planeta conserva em sua manifestação muito mais o registro de cuidado e cooperação, que garantiu nossa sobrevivência, do que da competição. De fato, como Darwin mostrou, os ecossistemas acolhem todos aqueles que se adaptam a ele, promovendo diversidade e interdependência infinita.

Com base nessas e outras referências, abordaremos questões que a etologia, sociologia, psicologia e neurociência vêm revelando sobre o altruísmo, indicando uma profunda transformação no modo de perceber as tendências biológicas e os desafios sociais e organizacionais, levando-nos a condutas menos autocentradas e a padrões de educação muito mais respeitosos e responsáveis para a convivência.

 


 

ENTRADA GRÁTIS

6 de novembro de 2018 • terça-feira • 19 horas
Local: Teatro do Sesc Vila Mariana
Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana, São Paulo – SP.
Prefira Transporte Público

Metrô Ana Rosa 750m  e Metrô Paraíso 1000m
Retirada de ingressos no dia da atividade, a partir das 14h,
nas unidades do Sesc (exceto Itaquera, Interlagos e Parque Dom Pedro II).

 


 

Anny Christina Lima é psicóloga clínica e diretora executiva da Verde Oliva Projetos Culturais ME. É especialista em Museologia, pós-graduada em Gestão de Projetos, bacharel e licenciada em Psicologia e em Educação Artística. Cursando Especialização em Psicologia Analítica e Abordagem Corporal. Possui Formação em Cultura de Paz e Dinâmicas de Convivência, Ética, Mediação, Facilitação de Diálogo e Construção de Consenso pela Palas Athena.

Beleza Shihying Woo, médica ginecologista e obstetra pela Faculdade de Medicina da USP. Especialização em Psicologia Analítica pelo Sedes Sapientiae. Psicoterapeuta com formação em EMDR, Brainspotting, Experiência Somática, Hipnose Ericksonniana, Renascimento e Constelação Sistêmica.

Ebraim M. de Andrade, atua na gestão de projetos visando ao desenvolvimento sustentável e à ética empresarial em empresas privadas e organizações da sociedade civil. Graduado em sistemas de informação, é especialista em administração de empresas e gestão de políticas públicas. Possui formação em Ética e Mediação pela Associação Palas Athena.