Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

127º Fórum do Comitê da Cultura de Paz

 

Autoengano

Com Eduardo Giannetti

 

A relação mais íntima, traiçoeira e definidora de um ser humano é a que ele trava consigo mesmo.

A palestra abordará a questão do autoengano a partir de quatro ângulos distintos e complementares. O primeiro é a identificação do fenômeno: o que é o autoengano e no que ele difere da ação de enganar o outro? Outra vertente de análise trata da explicação de sua existência. Por que o autoconhecimento é um desafio tão difícil para o ser humano e quais as motivações básicas alimentando a nossa propensão espontânea ao autoengano?

O terceiro ângulo de abordagem é de natureza lógica: como é possível para uma mesma pessoa enganar-se a si própria? Como nos desencumbimos de proezas como crer no que não cremos, mentir para nós mesmos e acreditar na mentira ou remar de costas rumo a um objetivo? Finalmente, a questão do autoengano é discutida a partir de um ponto de vista ético-político.

Qual o lugar e o valor do autoengano na vida prática, tanto sob a ótica dos projetos, desejos e aspirações de cada indivíduo em particular, como na perspectiva mais ampla da nossa convivência e da vida pública? O que a análise do autoengano tem a nos dizer sobre a polarização raivosa e o momento político brasileiro?

 


 

ENTRADA GRÁTIS

4 de dezembro de 2018 • terça-feira • 19 horas
Local: Teatro do Sesc Vila Mariana
Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana, São Paulo – SP.
Prefira Transporte Público

Metrô Ana Rosa 750m  e Metrô Paraíso 1000m
Retirada de ingressos no dia da atividade, a partir das 14h,
nas unidades do Sesc (exceto Itaquera, Interlagos e Parque Dom Pedro II).

 


 

Eduardo Giannetti, Economista e escritor. Formado em Economia e em Ciências Sociais pela USP. PhD em Economia pela Universidade de Cambridge, Inglaterra. Autor de diversos artigos e livros, entre os quais: “Autoengano” (1997); “Trópicos utópicos” (2016) e “O elogio do vira-lata” (2018).

 

 

Realização

 

 

Visite a página dos Fóruns Realizados www.comitepaz.org.br/foruns-realizados
Confira as últimas notícias http://comitepaz.org.br/index.php/category/noticias