Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

As bases biológicas e filosóficas da empatia, cooperação e solidariedade
Com George Barcat e Sheila Jean McNeill Ingham

 

Certa vez perguntaram a Confúcio se havia uma palavra que pudesse servir como prescrição para toda a vida de uma pessoa. Ele respondeu: “reciprocidade”. No planeta Terra a vida acontece em um contexto incessante de relações e é a renovação destas relações, destes vínculos, que viabiliza a permanência do vivo.

Você sabia que as árvores se comunicam entre si? Que sustentam relacionamentos, formam família, têm memória, defendem-se de agressores? Cientistas e gestores florestais abrem uma nova fronteira de conhecimento: a vida das raízes das plantas e das árvores.

Você sabia que os animais selvagens são capazes de solidariedade, não apenas com os de sua espécie, mas também com membros de outras espécies? Que as baleias, quando resgatadas de armadilhas e redes de pesca, expressam de maneira evidente e inequívoca gratidão para com seus salvadores?

Neste Fórum “visitaremos” nossos ancestrais, e perguntaremos a eles qual a palavra que continua essencial à sustentação da vida. Será que desta vez entenderemos a resposta?

 

 


ENTRADA GRÁTIS

4 de junho de 2019 • terça-feira • 19 horas
Local: Teatro do Sesc Vila Mariana
Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana, São Paulo – SP.
Prefira Transporte Público
Metrô Ana Rosa 750m  e Metrô Paraíso 1000m
Retirada de ingressos no dia da atividade, a partir das 14h,
nas unidades do Sesc (exceto Interlagos, Itaquera e Parque Dom Pedro II)

 



George Barcat
, conselheiro e professor de filosofia e ética na Associação Palas Athena, onde é um dos coordenadores do Programa de Formação em Ética Aplicada. Membro fundador do Instituto de Compliance e Integridade Corporativa (ICIC). Analista de Sistemas. Especialista em Governança Corporativa e Ética Empresarial.

 

Sheila Jean Mcneill Ingham, Médica formada pela Escola Paulista de Medicina (EPM). Residência em Medicina Física e Reabilitação pela EPM. Mestrado e pós-doutorado pela Universidade de Pittsburgh (EUA) e doutorado pela EPM. Especialização em Acupuntura e Formação em Análise Psicodramática. Formada em Atenção e Concentração nas Práticas Meditativas pela Associação Palas Athena.

 

Realização