Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Sociedade em Transformação – Mudanças Climáticas

Com Oswaldo Lucon, Silvana Cury e Linda Murasawa
Participação Especial: Marina Bandeira Klink
Jovens e ação: Paloma Costa Oliveira, Marina Helou e Taynaah Reis
Apresentação: André Gravatá

 

Em tempos de pandemia e de novo normal nos deparamos com novos desafios: um chamado à resiliência e desenvolvimento da capacidade de cooperação.

Como conciliar os melhores valores de convivência social e proteção ambiental com as nossas atitudes cotidianas inadiáveis diante do macroprojeto da vida planetária?

Como respondemos em meio a ideias polarizadas, restritas a nichos de opinião, cientes de que nesta complexa equação há dados baseados na melhor ciência disponível?

Como alinhar diferentes vontades para a sobrevivência e bem-estar, que incluam os que são privados de recursos?

Como cocriar nosso futuro comum?

Este momento traz o grande desafio do método — uma proposta para reflexão e ação.

 

 
Programação do 142º Fórum de Cultura de Paz e Não Violência

O Planeta em Transformação – Uma Família pelo Clima
Com Marina Bandeira Klink

• Sociedade e Transformação
Com Oswaldo Lucon e Silvana Cury

• Engajamento e Sociedade
Com Linda Murasawa

Jovens e ação 
• Ação Global: Paloma Costa Oliveira
• Ação Local: Marina Helou
• Inovação e Desenvolvimento: Taynaah Reis

 


 

12 de setembro • sábado • 17h
YouTube da Palas Athena
www.youtube.com/palasathenabrasil  

 


 

André Gravatá é poeta e educador. Autor dos livros Inadiável e “O jogo de ler o mundo”. Coautor do “Volta ao mundo em 13 escolas e Poéticas Públicas”. É um dos criadores do “Jornal das miudezas” e da Virada Educação. Há uma década é professor e colaborador da Palas Athena.

Linda Murasawa, membro representante suplente do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, no Fundo Clima. Em 2017 foi reconhecida entre as Top 10 mulheres executivas de sustentabilidade globais pelo World Business Council for Sustainable Development. Exerceu, até 2017, a responsabilidade de Superintendente Executiva de Sustentabilidade do Banco Santander e Diretora na Febraban do Comitê de Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Conselheira do Fundo Ethical, Conselheira da Associação Corredor Ecológico do Vale do Paraíba, Conselheira do Climate Lab Brasil. Atualmente é diretora fundadora da Fractal Assessoria e Desenvolvimento de Negócios, e assessora projetos que promovam a transformação dos modelos de negócios para uma economia de baixo carbono e sustentável.

Marina Bandeira Klink é fotógrafa ambiental e especializou-se em retratar o mundo pela perspectiva da sustentabilidade. Através de suas fotografias, Marina nos transporta para muito além do espaço geográfico em que se abrigam os pontos mais extremos do nosso planeta. Suas fotografias são resultado de viagens que faz a destinos remotos da Terra. Através delas, traz ao público sua preocupação com a preservação do planeta. Já fotografou o Ártico, África, Índia, Europa, América do Sul e esteve na Antártica 17 vezes. As regiões já retratadas por ela são vistas em exposições individuais e coletivas, galerias de arte e espaços públicos, ilustram jornais, revistas, sites, livros didáticos e documentários. É autora de 3 livros fotográficos, um livro infantil e um livro infanto-juvenil, onde apresenta sua essência.

Marina Helou, Deputada Estadual por São Paulo desde 2018. Administradora pública com especialização em negócios e sustentabilidade e articuladora política por uma maior participação feminina e jovem no Legislativo. Trabalhou oito anos na Natura, com foco no desenvolvimento humano. Criou a área de diversidade e fundou a Rede Empresarial de Inclusão Social.

Oswaldo Lucon, Coordenador Executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima. Desde 1996 participa da autoria do IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, que foi premiado com o Nobel da Paz em 2007. Especialista em Energia, Mudanças Climáticas e Sustentabilidade. Assessor em Mudanças Climáticas da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Autor da PEMC – Política Estadual de Mudanças Climáticas, Lei 13.798 de 2009.

Paloma Costa Oliveira, graduanda em Direito, Articuladora Nacional do Engajamundo e assessora do ISA-Instituto Socioambiental, recém nomeada como um dos 7 Conselheiros do Grupo Consultivo da Juventude sobre Mudança Climática da ONU.

Silvana Cury, Coordenadora Adjunta do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima. Assessora em Mudanças Climáticas da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Administradora de Empresas com especialização em Psicologia Analítica e pós-graduação em Yoga. Carreira corporativa em desenvolvimento de negócios e administração de contratos com o setor público e privado, nacional e internacional.

Taynaah Reis, autodidata em diversas linguagens de programação, fundadora e CEO do Banco Moeda Seeds – fintech de fomento e integradora que utiliza tecnologia de blockchain para transformação econômica e social. Reconhecida pela Forbes entre os 12 jovens empreendedores mais inspiradores em 2018 e lideranças em Blockchain no Brasil em 2019. É integrante do Laboratório de Inovação Financeira liderado pela CVM e BID e tem como propósito de vida humanizar finanças e distribuir impacto.

 

Realização                                    Apoio                                            Em cooperação