Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

 

SILENCIOSO, SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL
O transporte ativo à frente da transformação das cidades

 
Live com Renata Falzoni, Wans Spiess e Paola Bernardi
Mediação: Chantal Brissac
Apresentação: João Signorelli

 

A mobilidade urbana é um tema central, pois se relaciona com a saúde, a sustentabilidade, a educação, a cidadania e a economia financeira. Com o tempo que a gente gasta para ir e vir, e que faz toda a diferença na qualidade de vida. E colabora, quando a mobilidade é bem planejada, para que as cidades sejam seguras, inclusivas, gentis e saudáveis.

O grande desafio é tornar as metrópoles caminháveis e cicláveis, reduzindo o uso do carro e estimulando os transportes ativo (bicicleta e pedestrianismo) e coletivo. No Brasil, o investimento na mobilidade ativa, coletiva e sustentável é uma necessidade inadiável, aguçada pela pandemia da Covid-19, pelas questões climáticas e pela imensa desigualdade social.

Esta reflexão será tema do 151º Fórum do Comitê da Cultura de Paz, programado para o dia 10 de setembro, às 18h30, com transmissão pelo canal da Palas Athena no Youtube. O Fórum terá a participação de Renata Falzoni, Wans Spiess e Paola Bernardi, com mediação da jornalista Chantal Brissac.


10 de setembro de 2021 • sexta-feira • 18h30
YouTube da Palas Athena
www.youtube.com/palasathenabrasil 
Atividade acessível – Tradução em Libras


Chantal Brissac – Jornalista que trabalhou nos jornais Folha de S. Paulo e Estadão e nas revistas Veja SP, IstoÉ e 29Horas, entre outras, também é autora de livros sobre educação, saúde e bem-estar. É idealizadora do Pro Coletivo, site que publica conteúdo relacionado ao uso do transporte coletivo e ativo nas cidades brasileiras.

Paola Bernardi – Arquiteta e urbanista, especialista em planejamento urbano e regional e gestão socioambiental, empreende a Caraminhola (re)projeto de escola, onde desenha e facilita projetos de aprendizagem criativa, colaborativa e contextualizada pelo filtro da cidadania global, correaliza o Projeto Como Anda e incide pela sustentabilidade junto ao Grupo Mulheres do Brasil e The Climate Reality Project Brasil.

Renata Falzoni – Arquiteta, jornalista, videorrepórter, diretora do canal de YouTube Bike é Legal e tem 45 anos dedicados à mobilidade ativa. Nas últimas duas décadas, ajudou na consolidação de associações, conselhos participativos e câmaras temáticas. É uma das vozes mais antigas a pautar a bicicleta como parte fundamental das soluções para a gestão eficiente da vida nas cidades.

Wans Spiess – Formada em Comunicação, pós-graduada em Pedagogia da Cooperação e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie, empreende o CalçadaSP, projeto de a(r)tivismo urbano que através do olhar apreciativo para as calçadas convida as pessoas a caminhar, ocupar e pensar a cidade. É diretora da Cidadeapé e colaboradora do Projeto Como Anda, que contribui para uma cidade mais humana, segura e acessível para todos.

Apresentação
João Signorelli, Ator profissional desde 1972. Jornalista formado, atuou em mais de 22 novelas, 25 peças de teatro e 12 filmes. Mestre de cerimônias, e em especial das últimas visitas do Dalai Lama ao Brasil. Há dezessete anos se dedica a divulgar a Cultura de Paz através dos espetáculos teatrais Gandhi, Um Líder Servidor e a Ética Inspiradora.