Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

 

Afinal, o que é o Mundo?
 

Atualmente, o conceito de mundo tornou-se bastante amplo e seu uso depende do contexto da análise desejada: físico, astronômico, sociológico, antropológico, psicológico, religioso e até mesmo etimológico.

Sob o ponto de vista físico e astronômico, nosso mundo é um lugar peculiar. É o único em nosso Sistema Solar onde a vida floresceu e evoluiu graças à energia do Sol que, filtrada pela atmosfera, nutre e mantém todas as formas de vida.

Mas além de suprir a necessidade dos seres vivos, a luz do Sol e a atmosfera terrestre também nos presenteiam com fenômenos fascinantes.

Neste Fórum descobriremos a origem da luz do Sol, das cores, a composição da atmosfera terrestre e como essa interação produz fenômenos fabulosos como os arco-íris e o azul do céu.

 


 

19 de novembro de 2021 • sexta-feira • 18h30
YouTube da Palas Athena
www.youtube.com/palasathenabrasil 
Atividade acessível – Tradução em Libras

 


 

Regina Auxiliadora Atulim – Licenciada em Física pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (IGCE – UNESP) e pós graduada em Astronomia pelo Núcleo de Astrofísica Teórica da Universidade Cruzeiro do Sul. Professora de Astronomia da Escola Municipal de Astrofísica desde 1992 e chefe da Seção Técnica de Programação e Operação do Planetário de São Paulo de 1995 a 2002. Foi responsável pela implantação das apresentações gravadas e produziu todos os programas veiculados de 1995 a 1999 nas apresentações públicas e escolares do Planetário. É autora e coautora de vários artigos e publicações de Astronomia, como os “Guias Práticos de Estrelas e Constelações e de Observação de Chuvas de Meteoros”, entre outros. É também coautora do curso à distância Introdução à Astronomia e Astrofísica, veiculado pelo site Educativo.com, a partir do ano 2000.Desde 1990 é Diretora Científica do Observatório Céu Austral.

Apresentação
João Signorelli – Ator profissional desde 1972. Jornalista formado, atuou em mais de 22 novelas, 25 peças de teatro e 12 filmes. Mestre de cerimônias, e em especial das últimas visitas do Dalai Lama ao Brasil. Há dezessete anos se dedica a divulgar a Cultura de Paz através dos espetáculos teatrais “Gandhi, Um Líder Servidor” e a “Ética Inspiradora”.