Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

PAZ, COMO SE FAZ? 
Live com Marlova J. Noleto, Laura G. Roizman e Lia Diskin
 

“Quando a UNESCO direciona seus esforços para a busca da cultura de paz, percebe-se logo que a âncora de tal busca é a educação. Isso ocorre porque a conquista da paz pressupõe, entre outros, o direito à educação, um fundamento de sociedades mais justas, equitativas e inclusivas, e um dos pilares do desenvolvimento sustentável. O desafio consiste em encontrar os meios para transformar atitudes, valores e comportamentos a fim de promover a paz e a justiça social, a segurança e a solução não violenta de conflitos.”
Marlova Jovchelovitch Noleto
Diretora e Representante da UNESCO no Brasil

“Todos procuramos a paz e ninguém em sã consciência pode se colocar a favor das guerras, das desigualdades sociais, da destruição do meio ambiente. Mesmo assim, nossas escolas, universidades e famílias não educam para a paz. Respondendo a estes desafios escrevemos, Lia Diskin e eu, o livro Paz, como se faz? Semeando cultura de paz nas escolas, fruto da parceria entre a UNESCO e a Associação Palas Athena. Está em sua 4º edição e é de distribuição gratuita em escolas públicas e estabelecimentos educacionais. Disponível também para download em diversos sites.”
Laura Gorresio Roizman
Bióloga, doutora em Saúde Ambiental pela Universidade de São Paulo

“Em tempos incertos há transformações sendo gestadas no silêncio e na escuridão, mas de quando em quando irrompem na superfície provocando um clarão, um estrondo: pedindo reflexão, pausa para checar informações, verificar fontes e descobrir as intenções que as sustentam. Anos atrás vimos uma garota, Greta Thunberg, às portas do Parlamento sueco para pedir que fossem tomadas medidas para mitigar as consequências das emergências climáticas. Hoje, acompanhamos pela imprensa livre à jornalista russa Marina Ovsyannikova que, apesar dos riscos à sua própria vida, denuncia a barbárie da guerra. Cultura de paz demanda ação, coragem, insistência e persistência.”
Lia Diskin
Cofundadora da Associação Palas Athena


10 de maio de 2022 • terça-feira • 19h
YouTube da Palas Athena
www.youtube.com/palasathenabrasil 
Atividade acessível – Tradução em Libras