Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

ÉTICA NAS CIDADES 
Live com Maluh Barciotte e Tomaz Lotufo
 

Pesquisa Datafolha realizada pelo Instituto ETCO com jovens brasileiros entre 14 e 24 anos mostrou que 90% dos jovens acham a sociedade brasileira pouco ou nada ética, 74% consideram seus amigos pouco ou nada éticos; 57% avaliam que sua própria família é pouco ou nada ética, e o mesmo percentual, 57%, considera a si mesmo como pouco ou nada ético.

Neste cenário, como podemos refletir sobre a ética da cidade? Será que a percepção destes jovens é mesmo real? Como este pacto de convivência da vida em sociedade acontece desde o momento em que chegamos ao mundo? Talvez a ética da convivência e do cuidado seja algo tão próximo ao nosso cotidiano que muitas vezes não percebemos? O que ainda nos impede de olharmos a cidade e o espaço público como espaço de todos?

Será que o conceito de Bem Viver, pode nos auxiliar a ampliar e resignificar esta real percepção destes pactos de convívio que exercemos diariamente? Como podemos regenerar e religar a cidade à natureza que ela abraça e que se faz presente, mesmo sem ser percebida?

Uma linda experiência que vamos conhecer é a do Canteiro Móvel que nos faz reviver ancestrais experiências de mutirões, tão tradicionais neste nosso Brasil profundo.
Vamos conhecer novas experiências, refletir e construir juntos?


14 de junho de 2022 • terça-feira • 19h
YouTube da Palas Athena
www.youtube.com/palasathenabrasil 
Atividade acessível – Tradução em Libras


Maluh BarciotteBióloga, Mestre em Genética e Doutora em Saúde Pública e Ambiental pela USP com pós-doutorado em Escolhas Alimentares. Consultora, palestrante e coordenadora de projetos em consumo responsável e ética, saúde/alimentação, sustentabilidade e cultura de paz. Parceira da Associação Palas Athena há mais de 20 anos, foi integrante do Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz e conselheira da UMAPAZ/SVMA/SP. Criadora do IBV/Convivium – indicador de bem viver e convivência e do Mahã/Instituto de Estudos Contemporâneos – o conhecimento como encantamento e a escolha responsável como construção e conquista do bem-estar comum.

Tomaz LotufoPossui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela PUC/Campinas e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Atualmente é professor de pós-graduação do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, arquiteto do escritório colaborativo Sem Muros Arquitetura Integrada, membro do coletivo Permasampa. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em baixo impacto ambiental e impacto social positivo atuando principalmente nos seguintes temas: permacultura, arquitetura ecológica, construção sustentável, projeto participativo e ensino prático de arquitetura.