Comitê da Cultura de Paz e Não Violência


Jornadas do medo através da alma

Live com Antonio Fernando Stanziani e Sandra Taiar
 

O céu parece cair, o chão sumir, a luz se perde, o tempo foge , as memorias congelam, o ar escapa … encolhimento, retração, terror, paralisia… Há quem diga que o pior medo é o medo de sentir medo… o medo une corpo e mente, sentimentos, emoções e imaginação na mais intensa e dramática experiência da existência humana.

O medo é uma herança ancestral e cultural  que todos experimentamos. Mudamos da vida nas cavernas para as modernas moradias, entretanto, o medo nos acompanhou e segue a nos assombrar.

Existem muitos medos. Aqueles pessoais, que lá no fundo da alma apontam para fragilidades, para um futuro sombrio, insegurança, derrota ou fracasso; e existem também os medos coletivos, das tragédias, da guerra, doenças e morte. Além disso, os medos podem ser reais, irracionais e até mesmo sobrenaturais; eles têm um enorme poder de contágio e de destruição das disposições morais, da boa vontade e da esperança. Talvez um dos piores medos seja aquele que transforma o outro num inimigo ameaçador.

Sim, devemos estar atentos para aquilo que nos mete medo. Entretanto, é preciso também ter cuidado para não nos deixarmos levar pelo autoengano. Quantas vezes, diante de situações de medo, agimos com precipitação? Já tivemos medos que provaram não ter fundamento? Quantas vezes nos deixamos levar por medos enganosos? Essas são algumas questões que pretendemos abordar nesse fórum.


16 de agosto de 2022 • terça-feira • 19h
YouTube da Palas Athena
www.youtube.com/palasathenabrasil 
Atividade acessível – Tradução em Libras


Antonio Fernando Stanziani – Psicólogo e engenheiro. Mestre pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), Psicologia Analítica (C.G. Jung) pelo Instituto Sedes Sapientiae SP. Consultor empresarial em ética organizacional. Professor universitário nas disciplinas de Psicologia e Ética.. Professor e conselheiro da Associação Palas Athena.

Sandra Taiar – Psicóloga Clínica há 35 anos. Em sua trajetória reúne influências da Psicoterapia Junguiana, Psicanálise, Anatomia Emocional e Terapias Expressivas. Professora e conselheira da Associação Palas Athena. Desenvolve cursos e vivências ligadas a temas como: O Valor dos Vínculos, Cuidar de Quem Cuida, Convivência e Conflito, Anatomia Emocional e Amadurecer Humano. Colabora com equipes em organizações não governamentais e participa do movimento “A Paz é Verde”.

.