PRÁTICAS RESTAURATIVAS
UM OLHAR NEUROCIENTÍFICO
Live com Prof. PhD. Guilherme Marcos Nogueira
Mediação: Sheila Ingham
A crise de valores, a desintegração social e as manifestações de violência tornaram visível a necessidade de “refundar a ética” para formar cidadãos comprometidos com atitudes de respeito e dignidade. Faz-se necessária uma perspectiva pedagógica do uso da educação como ferramenta de construção das futuras gerações em religação com a ética e a moral, através do resgate de valores socialmente desejáveis para uma convivialidade mais harmônica e salutar.
Na medida em que o avanço civilizatório da sociedade pode ser medido pela forma com que esta repudia o emprego da violência, investir em estratégias que permitam reduzir a violência e atenuar os impactos deletérios causados por ela passa a ser um importante caminho para novas formas de agir e de pensar as relações humanas. A implantação de Práticas Restaurativas em diferentes contextos, além de auxiliar na modulação de comportamentos socialmente disfuncionais, permite o exercício de determinados comportamentos que alicerçam bons hábitos, tornando-se uma importante ferramenta de prevenção à violência e ao comportamento antissocial.
As neurociências vêm ganhando espaço nas discussões acerca do comportamento humano e da aprendizagem, contribuindo de maneira importante para a educação e modulação de comportamentos, ampliando o conhecimento do cérebro e suas funções.
Fundamentos neurocientíficos demonstram que praticar atividades sob condições corretas, que estejam em consonância com as “leis” que regem a “neuroplasticidade” permite modificar milhões e até mesmo bilhões de conexões neurais, impactando na modulação de comportamentos e no aprimoramento da “maquinaria” cerebral.
Nesta esteira, convido para um diálogo acerca das práticas restaurativas como recurso de educação para a paz, direcionando o olhar para os fundamentos neurocientíficos do funcionamento social.
8 de novembro de 2022 • terça-feira • 19h
YouTube da Palas Athena
www.youtube.com/palasathenabrasil
Atividade acessível – Tradução em Libras
Guilherme Marcos Nogueira – Mestrado e Doutoramento em Neurociência do Envelhecimento – aspectos neurobiológicos (cognitivos e emocionais) do envelhecimento – Escola de Medicina da PUCRS. Professor de Neurociência do Comportamento e da Aprendizagem. Pesquisador CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Fundador e Coordenador do Grupo de Estudos dos Aspectos Neuroafetivos do Comportamento e da Aprendizagem (GEANCA). Consultor em aspectos neurocientíficos no Projeto Escola + Paz, desenvolvido pela AJURIS em parceria com o BID e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.