Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

 

O QUE LEVA UM HOMEM BATER NUMA MULHER

 
Live com Dra. Denise Ramos e Prof. Silvio de Melo Barros

 

“Há milhares de anos a violência contra a mulher persiste apesar das novas leis implementadas contra os abusadores, e apesar do desenvolvimento econômico, cultural e social da humanidade. O ato final dessa violência é o feminicídio: 12 a 13 mulheres são mortas a cada dia por seu parceiro íntimo no Brasil; e são cerca de 87.000 por ano no mundo. Entretanto, é ainda pouco estudada a questão sobre o que leva um homem a agredir e até matar a mulher que amou, sua parceira e muitas vezes mãe de seus filhos.Observamos que boa parte das agressões ocorre quando a mulher tenta se separar ou quando tem maior poder aquisitivo que seu parceiro. Parece que o desenvolvimento profissional e educacional da mulher, ao lhe fornecer meios para se libertar de situações opressivas, provoca no homem, quando se sente inferiorizado, uma inveja patológica e uma raiva desmedida e explosiva. Neste encontro, iremos debater esta complexa questão sob o olhar da psicologia profunda.”
Denise Ramos
Psicóloga Clínica. Membro analista da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, da Internacional Society for Sandplay Therapy e da Academia Paulista de Psicologia – cadeira número 27.

“Segundo as pesquisas apontam, o uso de bebidas alcoólicas, os ciúmes e a não aceitação do término de relacionamento são os gatilhos mais comuns que levam homens a agredirem mulheres. Sob a ótica da Comunicação Não Violenta, desenvolvida por Marshall Rosenberg, esses comportamentos são expressões trágicas de necessidades não atendidas. Para atender tais necessidades, o homem lança mão de estratégias aprendidas, desenvolvidas e incentivadas por convenções e crenças sociais que permeiam a cultura de dominação, e que ainda orientam a construção do repertório masculino de comportamentos.”
Silvio de Melo Barros
Formado em Administração de Empresas, estudioso da Comunicação Não Violenta, que aplica em grupos reflexivos para homens sentenciados pela Lei Maria da Penha.

 

 


13 de dezembro de 2022 • terça-feira • 19h
YouTube da Palas Athena
www.youtube.com/palasathenabrasil 
Atividade acessível – Tradução em Libras