Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

PRECISAMOS DE INIMIGOS? PARA QUÊ?

 

Live com Antonio Fernando Stanziani Sandra Taiar

Intolerância, falta de diálogo, indiferença, grupos e indivíduos polarizados em convicções inconciliáveis. Famílias que rompem laços, aumento doloroso da violência, ambientes de trabalho carregados de tensões e ameaças veladas. Poderíamos dizer que o inimigo anda à solta? E nesse caso, por onde andaria? Ocultando-se pelos becos à espreita? Ou também por trás de palavras e ideias, para fazer um ataque surpresa?

As tragédias envolvendo crianças e adolescentes nas escolas, assassinato de professores e alunos, nos pedem atenção máxima: que necessidades essenciais estão sendo ignoradas? Precisamos de mais segurança, vigilância? E se pensarmos na necessidade de mais confiança, vínculo, atenção, reconhecimento, cidadania, pertença? Não seria este um futuro melhor para nossos jovens?

Individualismo e interdependência são duas faces relevantes do nosso convívio. Como dois valores aparentemente em conflito, vivemos entre a atitude defensiva frente ao outro e a necessidade de pertencimento. O que há para ser aprendido nesse contexto? Podemos de algum modo ser o próprio inimigo?

É preciso buscar, como diz a Profa. Lia Diskin, “…a transição de uma cultura pautada no medo, na desconfiança, no oportunismo e no uso abusivo do poder para uma cultura que celebre nossa interdependência, nossa capacidade de ajuda mútua em respeito e aceitação, lembrando sempre que nenhum de nós está sozinho nesta trajetória”, em “Vamos Ubuntar? Um convite para cultivar a paz”.

 


 

16 de maio de 2023 • terça-feira • 19h
YouTube da Palas Athena
www.youtube.com/palasathenabrasil 
Atividade acessível – Tradução em Libras

 


 

Antonio Fernando Stanziani – Psicólogo e engenheiro. Mestre pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), Psicologia Analítica (C.G. Jung) pelo Instituto Sedes Sapientiae – SP. Consultor empresarial em ética organizacional. Professor universitário nas disciplinas de Psicologia e Ética. Professor e conselheiro da Associação Palas Athena.

 

Sandra Taiar – Psicóloga Clínica há 35 anos. Em sua trajetória reúne influências da Psicoterapia Junguiana, Psicanálise, Anatomia Emocional e Terapias Expressivas. Professora e conselheira da Associação Palas Athena, onde participa dos projetos “Celebrando as Estações” e “A Paz é Verde”. Desenvolve cursos e vivências ligadas a temas como: O Valor dos Vínculos, Cuidar de Quem Cuida, Convivência e Conflito, Anatomia Emocional e Amadurecer Humano. Colabora com equipes em organizações não governamentais.