Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS NAS RELAÇÕES ADULTO-CRIANÇA

A vida contemporânea tem nos colocado frente a grandes questões no que se refere à vida e realidade das crianças das atuais gerações. Observamos crianças que (com)vivem em diversos grupos: na família nas quais crescem e se desenvolvem, nas creches, escolas, comunidades, nas cidades e em outros diversos territórios.

Em todos esses espaços elas vivenciam e manifestam indagações que não podemos deixar passar: interesses, necessidades, as singularidades que se colocam de forma permanente através das suas vozes, expressões e produções.

As crianças seguem as trajetórias das suas histórias individuais construídas, tanto a partir das influências dos coletivos pelos quais transitam, quanto pelas potências singulares e pelo ser humano que cada uma é na sua essência. A qualidade da presença dos adultos na vida delas constitui também um dos importantes fatores que influenciam suas vidas. Quando uma tela se interpõe entre o adulto e a criança não há mais a presença daquele que está conectado à tela; nesse momento se perde a relação genuína, aquela que assegura à criança um ambiente favorável para seu desenvolvimento como pessoa.

É urgente compreender quais os caminhos para lidar com a saúde física, mental e emocional das crianças que fazem parte – enquanto atores e protagonistas – da nossa sociedade, que se encontra mergulhada em crise existencial e de valores. Muito além das expectativas e exigências que imperam dia a dia sobre as crianças de todas as idades, escutá-las e conhecê-las a partir dos seus brincares, das suas produções, dos seus corpos, dos seus comportamentos, anseios e sonhos, é o desafio para todos nós.

É por essas searas que iremos refletir e apontar algumas possibilidades a todos aqueles que convivem e se interessam por esta geração que tanto nos atiça a mudar nossa postura enquanto adultos por elas responsáveis.

 

 

15 de agosto de 2023 • terça-feira • 19h
www.youtube.com/PalasAthenaBrasil
Atividade acessível – Tradução em Libras

 


 

Adriana Friedmann – Pós-doutora em Artes; doutora em Antropologia; mestre em Educação e Pedagoga. Desenvolve pesquisas com crianças e promove processos de escuta com diversos profissionais. Formadora e pesquisadora nas áreas de educação, antropologia, pesquisas biográficas e processos de autoconhecimento. Autora de vários livros, dentre os quais A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias.

Cristiane Martins – Fisioterapeuta graduada na Universidade de Santo Amaro (UNISA) em 2009, com mestrado e doutorado pelo programa de Neurociência e Comportamento (NEC) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Intervenção Visual pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atua no desenvolvimento infantil de crianças com deficiência visual em clínicas e escolas.