Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

A Terra ainda é azul
Onde estamos e para onde vamos

O mundo é um lugar desafiador para se viver devido à presença de desigualdade generalizada, degradação ambiental, conflitos persistentes e injustiças sociais, contribuindo para uma sensação de desconforto e dificuldades. Mas, o mundo é, também, um lugar maravilhoso, oferecendo uma diversidade de culturas, experiências e oportunidades; há uma beleza natural de tirar o fôlego. O progresso levou a avanços na medicina, tecnologia e educação, melhorando a qualidade de vida de inúmeros indivíduos.

No entanto, as notícias nos expõem diariamente a histórias sensacionalistas ou angustiantes, ofuscando histórias de progresso e mudanças positivas, podendo promover um sentimento de desesperança e/ou de dessensibilização. Além disso, nosso viés da negatividade influencia as nossas percepções, nossa tomada de decisões e memória, levando-nos a focar mais intensamente nas ameaças, nos problemas e notícias ruins.

A esperança para um futuro melhor baseia-se na capacidade humana de resiliência, inovação e bondade. Ao longo da história, os desafios foram enfrentados com soluções e as adversidades com adaptabilidade. Temos uma capacidade inerente de empatia, cooperação e altruísmo.

Vamos embarcar nessa viagem de otimismo e esperança?

 

 

 

19 de setembro de 2023 • terça-feira • 19h
www.youtube.com/PalasAthenaBrasil
Atividade acessível – Tradução em Libras

 


 

Sheila J. McNeill Ingham – Médica formada pela Escola Paulista de Medicina (EPM-UNIFESP). Residência médica em Medicina Física e Reabilitação pela EPM. Mestrado e pós-doutorado pela Universidade de Pittsburgh (EUA) e doutorado pela EPM. Especialização em Acupuntura (AMBA) e Formação em Análise Psicodramática (EPP). Formada em Atenção e Concentração nas Práticas Meditativas e em Cultura de Paz pela Associação Palas Athena.