Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

A Escravidão no Brasil – Uma História Traumática Silenciada

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, data escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e um dos símbolos mais importantes da resistência contra a escravidão no Brasil Colonial. Morto em 20 de novembro de 1695, sua luta promove hoje a reflexão sobre a contribuição dos negros à cultura, história e sociedade brasileiras.

Entre os séculos XVI e XIX aconteceu o grande “Holocausto Africano” – aproximadamente 12 milhões de homens, mulheres e crianças foram arrancados de seus países de origem e levados, na condição de escravos, para as Américas. Estima-se que 48% deles foram trazidos para o Brasil.

Nenhuma outra tragédia humana é comparável, em número de vítimas, duração e crueldade. Traumas históricos como esses quase nunca são mencionados; contudo, vivem na condição de fantasmas e continuam a nos assombrar no presente.

Conforme o Fórum Brasileiro de Segurança Pública 2021 da UNICEF Brasil, entre 2016 e 2020 foram mortos no país 35 mil crianças e adolescentes de modo violento. Mais de 90% das vítimas são meninos, e 80% são negros. A perda de filhos por mães pretas experimentada ao longo de séculos de escravidão se repete na contemporaneidade como espólio social e psicológico da escravidão. É preciso quebrar o silêncio!

 

 

7 de novembro de 2023 • terça-feira • 19h
www.youtube.com/PalasAthenaBrasil
Atividade acessível – Tradução em Libras


 

Lourdes Alves de Souza – Educadora; psicóloga; pós-graduada em Gestão Estratégia da Informação e do Conhecimento e Inovação pela Faculdade SENAC. Especialista em Desenvolvimento Social pela OIT. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Em 2019 participou do TEDx Campinas com o tema “Convivência, eis a questão”. Membro do Conselho Deliberativo da Associação Palas Athena.