21ª Semana Martin Luther King
Educação Escolar Quilombola
“Eu tenho um sonho” nos remete ao discurso de Martin Luther King Jr., dos anos de 1960, no movimento pelos direitos civis, em tradução livre ele diz: “Eu tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos um dia viverão em uma nação onde não serão julgados pela cor da pele, mas pelo conteúdo do seu caráter. Eu tenho um sonho hoje… Eu tenho um sonho que um dia o estado do Alabama, com seus racistas cruéis, cujo governador cospe palavras de ‘interposição’ e ‘anulação’, um dia bem lá no Alabama meninos negros e meninas negras possam dar-se as mãos com meninos brancos e meninas brancas, como irmãs e irmãos. Eu tenho um sonho hoje…”.
Eu também tenho um sonho, que nasceu da pesquisa que realizamos no Mestrado e agora no Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Nela detectamos que é preciso dar visibilidade à luta do movimento negro e do movimento quilombola, pois ali se produzem saberes diferentes que devem ser valorizados pois reeducam identidades, debatem a desigualdade racial nas universidades, nas escolas, nos órgãos governamentais e nas relações interpessoais. As políticas de ações afirmativas podem tornar possível esse sonho de eliminar desigualdades que atingem a população negra na sociedade brasileira.
Os principais resultados da pesquisa detectam que as professoras quilombolas utilizam parcialmente as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na prática pedagógica, pois as escolas quilombolas não contam com infraestrutura adequada e nem materiais didáticos para que a história e cultura afro-brasileira e africana esteja presente no cotidiano escolar, o que nos leva à conclusão de que é necessário construir esses materiais a partir da própria história local e adotar uma pedagogia quilombola. Esse é um sonho possível!
9 de abril de 2024 • terça-feira • 19h
www.youtube.com/PalasAthenaBrasil
Atividade acessível – Tradução em Libras
Ilma Fátima de Jesus – É doutoranda em Educação, Mestra em Educação e Especialista em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça pela Universidade Federal do Maranhão. Integra Grupos de Estudos e Pesquisa sobre questões afro-brasileiras, sobre Educação, mulheres e relações de gênero, sobre Educação Afrocentrada, sobre Educação, Gênero, Raça e Etnia, sobre Feminismo Negro e Mulherismo Africano. Coordenadora da Comissão de Mulheres do Movimento Negro Unificado no Maranhão. Foi Coordenadora-Geral de Educação para as Relações Étnico-Raciais na Diretoria de Políticas de Educação do Campo, Indígena e para as Relações Étnico-Raciais da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (2012 – 2014). Foi Secretária Adjunta de Ensino na Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (2015-2016). Coordenadora da Formação em Educação e Relações Étnico-Raciais da Secretaria Municipal de Educação de São Luís.