Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Com Reinaldo Bulgarelli

Cresce no Brasil um verdadeiro movimento de valorização da nossa diversidade humana, uma das mais ricas do planeta, mas nem sempre assim tratada. Os dados sobre a realidade brasileira revelam que transformamos nossas diferenças em motivo para desigualdades intoleráveis.

Neste encontro, abordaremos esse conceito de valorização da diversidade como elemento fundamental na construção de uma cultura de paz. Para isso, é preciso visitar nossos conceitos e pré-conceitos, reconhecer os mecanismos de discriminação negativa que criamos ou ajudamos a manter, assim como os mecanismos de discriminação positiva que podemos criar para reparar os prejuízos que causamos, e efetivamente valorizarmos nossa diversidade como uma riqueza criadora e transformadora.

A conversa irá tratar, portanto, de questões de gênero, racismo e anti-racismo, orientação sexual, deficiência, entre outras, passando pelo mundo da educação, políticas públicas e direitos humanos, exclusão e inclusão, pobreza e desenvolvimento sustentável.

Ao longo da história, aprendemos a não valorizar a diversidade. Podemos e devemos, portanto, reverter essa situação por meio de espaços de diálogo e aprendizado que criamos em nossas organizações governamentais, não governamentais e empresariais para valorizar nossa diversidade. É preciso que passemos a inserir em nossas agendas de desenvolvimento humano sustentável a questão da valorização da diversidade, construindo um posicionamento pessoal e grupal nessa direção.

A ideia de que diversos não são apenas os outros – aqueles que se encontram marcados pela diferença e pelas desigualdades que nós mesmos geramos – nos faz reconhecer que diversos somos todos e que, por isso mesmo, somos todos responsáveis pela valorização, promoção e gestão dessa nossa diversidade criadora no mundo.

 



Reinaldo Bulgarelli:
é educador, trabalhou com crianças e adolescentes em situação de rua e foi um dos fundadores do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua. Trabalhou com políticas públicas na área da infância e juventude, foi Oficial de Projetos do UNICEF, Diretor Técnico da Fundação Projeto Travessia e da Fundação BankBoston, onde ajudou na concepção e realização
da primeira ação afirmativa para jovens negros no Brasil – o Projeto Geração XXI. Atualmente é consultor da AMCE Negócios Sustentáveis, atuando na área de sustentabilidade e responsabilidade corporativa, principalmente com programas de valorização, promoção e gestão da diversidade em organizações empresariais e do terceiro setor.

 


ENTRADA FRANCA
27 de abril de 2004 – terça-feira – 18h
Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo –
Auditório Paula Souza
Av. Dr. Arnaldo, 715 – São Paulo – (Estação Clínicas do Metrô)