Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Com Chico Whitaker

Os encontros do Fórum Social Mundial vêm tendo um público crescente: de 20.000 pessoas que participaram em Porto Alegre no primeiro Fórum, em 2001, para mais de cem mil nos dois últimos, ainda em Porto Alegre, e no início deste ano em Mumbai, na Índia. Num imenso esforço que vai se tornando planetário, rumo a um mundo mais justo e mais fraterno, ele se desdobrou em Fóruns regionais, nacionais e temáticos, e agora se espalha e busca enraizar-se na base da sociedade através de Fóruns Sociais Locais, que começam a se multiplicar por toda parte.

Como surgiu a proposta do Fórum Social Mundial? Por que ela está atraindo e mobilizando tanta gente pelo mundo afora? Procurar entender as razões deste sucesso ajuda a entender melhor o que é o Fórum, essa “nova forma de fazer política” que abre caminhos para superar os bloqueios e desvios que surgiram na luta pela superação do sistema capitalista dominante. Ele recupera a utopia
experimentando uma nova estratégia de mudança do mundo, para que os homens e as mulheres que o povoam possam se libertar de toda e qualquer dominação e se humanizem plenamente. Que efeitos e resultados está tendo efetivamente o Fórum Social Mundial? Como ele pretende nos ajudar a mudarmos a nós mesmos, interiormente, rumo a uma cada vez mais plena consciência de cidadania ativa e solidária?

O que é a Carta de Princípios do Fórum Social Mundial, que propõe o respeito à diversidade e à pluralidade cultural, política e de ritmos,a não-violência, assim como a horizontalidade, a não- diretividade e a ação alternativa em rede? Por que ela recusa um documento final e porta-vozes do Fórum? Por que o Fórum Social Mundial foi realizado em 2004 na Índia? Quais os efeitos dessa decisão sobre sua edição de 2005 em Porto Alegre? O que mudará no Fórum de 2005? Como participar desse Fórum e como se preparar para participar? Essas e outras questões poderão ser analisadas e discutidas diretamente com um dos fundadores-organizadores do Fórum Social Mundial.


Chico Whitaker: é membro da Comissão Brasileira Justiça e Paz, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e é um dos fundadores do Fórum Social Mundial. Atualmente representa a CBJP no Comitê Organizador, no Conselho e no Secretariado Internacional do FSM. Representa a CBJP também no Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. Foi vereador em São Paulo (1989 a 1996), foi Diretor de Planejamento da Reforma Agrária no governo Goulart, viveu quinze anos no exílio (França e Chile), participou do Plenário Pró-Participação Popular na Constituinte. Autor de livros e vídeos sobre planejamento, formação para a cidadania, e sobre redes.

 


ENTRADA FRANCA
17 de agosto de 2004 – terça-feira – 18h
Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – Auditório Paula Souza
Av. Dr. Arnaldo, 715 – São Paulo – (Estação Clínicas do Metrô)

Realização: Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz
– um programa da UNESCO –