Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Com Nelson Fiedler-Ferrara

A questão da renovação da Educação é um problema central nessa época de profundas transformações. Entretanto, não é ainda claro como proceder de forma a superar o fosso que parece se instalar entre o saber acadêmico e tecnológico e a necessária preparação dos
educandos para a vida.

Não bastam os valores cognitivos aos conteúdos que ensinamos, embora eles sejam essenciais nesse tempo de tecnologia; valores sociais, estéticos e espirituais devem ser também considerados. Esses valores devem ser norteados por uma opção por uma Educação para a Paz.

Neste seminário alinhavaremos algumas considerações a respeito de possíveis sentidos e cenários para essa Educação para a Paz, bem como a Ética que poderia norteá-la.



Nelson Fiedler-Ferrara:
É livre-docente em física e Professor Associado do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Físico teórico de formação, vem, nos últimos anos, se dedicando à pesquisa em Complexidade e em Educação Científica. É co- autor dos livros “Caos: uma introdução” (Prêmio Jabuti, 1994) e “Ética, Solidariedade e Complexidade”
(Palas Athena, 1998).

 



ENTRADA FRANCA

9 de Novembro de 2004 – terça-feira – 18h
Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – Auditório Paula Souza
Av. Dr. Arnaldo, 715 – Estação Clínicas do Metrô

Realização: Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz
– um programa da UNESCO –