Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Com Ana Amélia Inoue

Qual é o papel da escola nos dias de hoje? Se já houve um tempo em que esta resposta era mais óbvia, hoje em dia são muitos os aspectos que merecem consideração antes de responder a esta questão. Quanto maior a consciência que temos sobre a nossa individualidade e a coletividade, sobre o mundo, sobre o funcionamento das sociedades e culturas, maiores e mais complexas tornam-se nossas perguntas e questões; maior a vontade de tornar a vida no planeta melhor, de buscar alternativas que ampliem a qualidade de vida das pessoas e o acesso aos bens culturais; maior a necessidade de buscarmos saídas e respostas aos problemas que se colocam. Hoje, sabemos que a questão ambiental é um problema de toda a humanidade e precisa ser enfrentada.

Hoje, sabemos que a gravidez indesejada na adolescência é um problema social que pode ser evitado. Hoje sabemos que a valorização da diversidade é a base para uma cultura de paz. Hoje sabemos que uma vida saudável significa mais do que a ausência de doenças físicas. Hoje sabemos muitas coisas. E por isso, temos também uma responsabilidade maior em relação à vida, ao planeta, aos grupos sociais, ao futuro.

E qual é o papel da escola neste cenário, neste momento? A escola pode contribuir para a construção de uma sociedade mais justa? Qual é a relação da escola com as questões sociais atuais como a degradação ambiental ou o consumismo?

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, publicados em 1997 pelo MEC, destacaram estas e outras questões e, neste sentido, cumpriram uma importante função ao socializar e ampliar o debate. Os PCNs, como são chamados, refletiram à época a necessidade de buscar uma perspectiva educacional que respondesse às demandas da sociedade brasileira com todo seu encanto e todas as suas questões.

Neste fórum poderemos retomar o processo de elaboração dos Parâmetros, o momento histórico de sua publicação e sua contribuição hoje ao cenário educacional brasileiro.

 


Ana Amélia Inoue: Psicóloga (PUC-SP) e educadora. Participou da elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais integrando a equipe central dos Temas Transversais; coordenou a elaboração do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Trabalhou
como professora, coordenadora e orientadora em escolas de educação infantil e ensino fundamental; como formadora de professores de rede pública e como assessora de Fundações, Prefeituras e Instituições interessadas em desenvolver ações no campo da educação. Atualmente integra a equipe do CEDAC – Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária, onde coordena um projeto de Educação Ambiental. Também desenvolve trabalho junto ao Instituto Acaia no atendimento de jovens.

 


ENTRADA FRANCA
18 de outubro de 2005 – terça-feira – 18 horas
Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
Auditório Paula Souza
Av. Dr. Arnaldo, 715 – São Paulo – (Estação Clínicas do Metrô)