Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Com Fabio Feldmann

Agora mais do que nunca está comprovado que a temperatura do planeta Terra está aumentando drasticamente e que os maiores responsáveis por isso somos nós, os seres humanos. Desde a Revolução Industrial a emissão de gases efeitos estufa (GEE), principalmente pela queima de combustíveis fósseis, vem se acentuando e atualmente dados do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) mostram que a temperatura da atmosfera terrestre já é cerca 0,6ºC maior que no ano de 1860. Este é um motivo para nos preocuparmos.

A Terra já experimenta alguns impactos do aquecimento global, como diminuição da biodiversidade, enchentes e secas, furacões, degelo das calotas polares e aumento do nível do mar, epidemias e perda de território na faixa litorânea, que tendem a ser cada vez mais devastadores. Ainda não se sabe ao certo em que medida somos vulneráveis a tais mudanças e se conseguiremos nos adaptar. Porém, já se sabe que temos que começar a agir o quanto antes no combate ao aquecimento global para que os impactos sejam os menores possíveis, garantindo não só o equilíbrio da Terra, como a sobrevivência dos seres que nela habitam, incluindo a espécie humana.

Estes fatos levam-nos a pensar qual o futuro que desejamos para nossos filhos e netos e qual o papel de cada setor diante deste desafio. É necessário que toda a sociedade assuma a responsabilidade e vislumbre que só o engajamento de todos os atores fará frente a este problema, que é global.

 


Fabio Feldmann – Administrador de empresas e advogado, foi eleito deputado federal por três mandatos consecutivos (1986 – 1998) e atuou como secretário do meio ambiente do estado de São Paulo entre 1995 e 1998. Foi autor de parte da legislação ambiental brasileira, como o capítulo de meio ambiente da Constituição Federal, a Política Nacional de Educação Ambiental, a Lei de Acesso Público aos Dados e Informações Ambientais, e relator da Política Nacional de Recursos Hídricos, do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica. Em 2000 ajudou a criar o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, do qual foi secretário executivo até o ano de 2004. Em 2005  colaborou com a criação do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e Biodiversidade, do qual é atualmente secretário executivo. Tem participado de inúmeras organizações da sociedade civil, tanto nacionais quanto internacionais, desde o começo de sua vida profissional. Foi fundador da SOS Mata Atlântica (da qual foi também o primeiro presidente), da OIKOS, FUNATURA e Biodiversitas. Além disso, atua como conselheiro na The Nature Conservancy Brasil, Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV, Akatu e outras ONGs. Organizou, participou e apoiou diversas publicações sobre desenvolvimento sustentável, consumo consciente, mudanças climáticas e outros assuntos relacionados à temática ambiental. Além disso, é constantemente convidado para ministrar seminários e palestras, já tendo participado como expositor em eventos no Banco Mundial e no Congresso Norte-Americano. Recebeu em 1990 o Prêmio Global 500 das Nações Unidas por seu comprometimento com a causa ambiental e em 2002 recebeu os prêmios Wildlife Trust – International Award For Conservation Achievement e o PNBE de Cidadania.

 


ENTRADA FRANCA
6 de março de 2007 – terça-feira – 19 horas
Auditório do MASP – Museu de Arte de São Paulo
Avenida Paulista, 1.578 – São Paulo / SP
Estação Trianon-MASP do Metrô