Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Com Paulo Gomes Varella e Regina Auxiliadora Atulim

Um vasto e instigante horizonte se abre diante de nós quando hoje contemplamos – a partir dos novos conhecimentos oferecidos pela astrofísica, geologia, biologia e paleontologia – a interdependência entre o cosmos, o meio-ambiente terreno, a cultura e os seres vivos. Vai surgindo uma nova consciência de quem somos, do nosso lugar nesse universo que nos originou e acolhe, e de nossa  responsabilidade diante da vida.

Tendo aprendido a separar em compartimentos os saberes sobre nós mesmos e sobre o mundo, criamos uma cosmovisão de isolamento, voltada para um universo exclusivamente humano. Surpresos, agora abrimos os olhos para o fato de que todas as nossas partículas foram formadas há 15 bilhões de anos, de que nossos átomos de carbono se constituíram em um sol anterior ao nosso, de que nossas moléculas nasceram na Terra e talvez tenham chegado aqui através de meteoritos. Enfim, percebemos que o grande cosmos abraça nosso nascimento e nosso futuro.

Essa mudança de atitude – de uma visão antropocêntrica para uma orientação biocêntrica, cosmocêntrica, na qual o universo e a Terra são as referências fundamentais – é uma transformação radical. Trata-se de uma aventura inédita, na qual vamos dando os primeiros passos, seguindo em direção à descoberta de como promover a saúde da Terra e de seus habitantes, a melhoria geral da qualidade de vida e os valores da cultura de paz, que viabilizarão o futuro da vida no nosso pequeno planeta azul.

Neste fórum – que celebra o Dia Internacional da Ecologia e do Meio Ambiente – teremos a oportunidade de partilhar de conhecimentos científicos preciosos, que nos remetem diretamente à nossa origem e identidade humana e à nossa responsabilidade diante da interdependência entre nós e o vasto meio – natural e cultural – de onde viemos.

 


Paulo Gomes Varella: Geólogo (IG-USP). Professor de Astronomia do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica de São Paulo desde 1976. Foi chefe do Observatório Astronômico da Escola Municipal de Astrofísica de 1991 a 2002. Autor do livro Reconhecimento do Céu, de cartas celestes, entre outros. É Diretor Geral do Observatório Céu Austral desde 1987. Membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).

Regina Auxiliadora Atulim: Física. Professora de Astronomia do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica desde 1992 e Chefe da Seção Técnica de Programação e Operação do Planetário de São Paulo de 1995 a 2002. Produziu todos os programas veiculados de 1995 a 1999 nas apresentações públicas e escolares do Planetário. Autora e co-autora de artigos e publicações de Astronomia. Diretora Científica do Observatório Céu Austral desde 1990. www.ceuaustral.pro.br

 


ENTRADA FRANCA
5 de junho de 2007 – terça-feira – 19 horas
Auditório do MASP – Museu de Arte de São Paulo
Av. Paulista, 1.578 – São Paulo – SP
(Estação Trianon-Masp do Metrô)
Informações: Palas Athena (11) 3266-6188