Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Com Ricardo Harduim e Ale Ratti 

Em 1992 diversos movimentos sociais, culturais e políticos gestados nos anos 80 participaram conjuntamente de eventos sucessivos: a ECO´92 no Rio e Potosí´92 na Bolívia. A partir desse momento começou um processo de diálogo entre diversos atores sobre temas de cidadania, todos sob a mesma convocação: sem fronteiras.

Os encontros no Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai multiplicaram-se. Neles tem-se tentado criar uma cumplicidade entre sociedade civil e instituições. A partir daí passaram a participar deste diálogo sem fronteiras governos locais e regionais, universidades,organizações sociais e não-governamentais, trabalhadores da cultura,sindicatos e empresários. Mais de 100 jornadas resultaram em vários produtos e conceitos, alguns deles transformados em políticas públicas, outros determinando critérios operacionais – todos constituindo pautas precisas de articulação.

Em outubro de 1997, realizou-se em Niterói – RJ o primeiro de uma seqüência de seminários inter-municipais (SIMAAS), que pretendem estabelecer um Sistema de Enlace Inter-Regional na América Latina baseado nos princípios da economia social e na tecnologia da informação e das comunicações. O objetivo é avançar para uma verdadeira meta-rede de intercâmbio e cooperação, onde governos regionais, municípios e comunidades definam uma agenda estratégica que combine medidas sócio-econômicas, de infra-estrutura e de segurança ambiental com soluções institucionais.
Estas ações procuram levar a sociedade para um patamar de qualidade de vida aceitável para todos.


ENTRADA FRANCA
13 de março, terça-feira – 18h
Local: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
Av. Dr. Arnaldo, 715 – São Paulo – Sala Cyro Ciari – térreo
(ao lado da Estação Clínicas do Metrô)


Palestrantes

Ricardo Harduim: Biólogo, especialista em Ciências Ambientais, Tecnologia Educacional e Administração Escolar. Diretor de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Niterói. Coordenador do Projeto de Reflorestamento Integrado da Mata Atlântica e Coordenador do
SIMMAS – Seminário de Integração Municipal da América Área Sul.

Ale Ratti: Coordenador da Área MERCOSUL do Programa de Vinculação Regional e Municipal da Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho do Governo da Cidade de Buenos Aires.