Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Com Geor Tuppy

Crianças e adolescentes encontram hoje um mundo superpopuloso, permeado de violência estrutural, simbólica e direta. Como oferecer a eles possibilidades de crescer em segurança e equilíbrio, a fim de se tornarem adultos saudáveis e cidadãos capazes de contribuir para a pacificação do convívio social?

Neste fórum examinaremos diferentes formas de abuso infanto-juvenil, como a negligência, a violência física, psicoemocional e sexual. Discutiremos os mecanismos do estresse crônico e veremos como este provoca profundas alterações fisiológicas e anatômicas, de curto e longo prazo, no funcionamento dos sistemas límbico, endócrino, imunológico e psíquico de crianças e adolescentes.

Os avanços no campo da neurociência, e particularmente as pesquisas em neuroplasticidade e epigenética, hoje nos permitem compreender esses mecanismos e vislumbrar estratégias capazes de promover resiliência – a capacidade do organismo de readaptar-se e moldar-se a novos ambientes, tornando-se saudável.

Tendo como base a literatura científica recente, discutiremos as ações que promovem resiliência e podem produzir benefícios duradouros para crianças e jovens submetidos a estruturas de maternagem e apoio, pautadas pela confiança, acarinhamento e vinculação positiva.


Geor Tuppy:  Médico cardiologista clínico em Araçatuba, SP. Estudioso de Neurociências e técnicas complementares em saúde. Professor visitante da Associação Palas Athena.


ENTRADA FRANCA

8 de junho de 2010 ▪ terça-feira ▪ 19 horas
Auditório do MASP ▪ Museu de Arte de São Paulo
Av. Paulista, 1578 – São Paulo/SP – (Estação Trianon-Masp do Metrô)
Informações: Palas Athena (11) 3266-6188   

Realização: Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz
www.palasathena.org.br