Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Oscar Motomura

Vivemos tempos de turbulência global e incertezas na economia e no mundo dos negócios. Hoje, mais do que nunca, existe uma consciência cada vez maior da interdependência entre países, setores da economia e até entre as próprias empresas. Mas qual a causa-raiz dos problemas que o mundo vive hoje? Seriam as falhas de design do grande sistema políticoeconômico- social que prevalece na sociedade global? Ou seriam falhas de operação ou nos padrões éticos de quem atua no sistema? Até que ponto o fator crítico não estaria no conflito entre competição e cooperação no mundo empresarial? Que tipo de liderança precisa emergir nas empresas, nas organizações governamentais e na sociedade civil para que as causas- raiz sejam efetivamente trabalhadas e a sociedade passe a evoluir no ritmo e na proporção necessárias? Até que ponto é preciso resgatar o espírito de comunidade em todos os setores da sociedade e, principalmente, no mundo dos negócios?

Nesta apresentação, Motomura dialogará com o público sobre questões como as mencionadas acima, e também refletirá sobre os novos desafios que os líderes de todos os setores começam a enfrentar. Também proporá um questionamento das práticas geralmente aceitas no mundo empresarial (e mesmo nas relações entre países) que estão, de alguma forma, contribuindo para gerar conflitos e desarmonia na sociedade – práticas, portanto, contrárias a uma cultura de paz. Na parte final da apresentação, o debate enfocará os caminhos possíveis para se chegar a soluções que cheguem ao âmago dos problemas que percebemos à nossa volta.


ENTRADA FRANCA
12 de maio de 2009 · terça-feira · 19 horas
Auditório do MASP · Museu de Arte de São Paulo
Avenida Paulista, 1578 – São Paulo / SP – Estação Trianon-MASP do Metrô


OSCAR MOTOMURA é o fundador e diretor geral do Grupo Amana-Key (www.amana-key.com.br), organização especializada em inovações radicais na área de gestão, estratégia e liderança. É também membro do Conselho Internacional da Iniciativa Carta da Terra (www.cartadaterrabrasil.org).

 

IMAG0003 (1)  IMAG0005

IMAG0004  IMAG0007  IMAG0002