Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Prof. Dr. Nelson Fiedler-Ferrara

Um dos pressupostos deste fórum é de que a vida humana é facilitada se formos capazes de perceber e discutir hipóteses sobre a realidade. Ao lado do realismo – realidade de um mundo externo – adotamos também a hipótese de que a realidade apresenta uma estrutura em vários níveis.

Caso o viver criativo faça parte de nossas concepções a respeito do viver, se compreendemos que o ser humano é também artífice do seu devir, se pretendemos que a educação seja a preparação para viver o futuro – “um futuro que ainda não sabemos qual será” – se a nossa ação na sociedade se deseja consequente, então, adotar hipóteses sobre a realidade é essencial.

O exercício dessa adoção é difícil. Necessita, antes de tudo, um esforço ontológico e gnosiológico, este último referindo-se à validade do conhecimento em função do sujeito cognoscente.

Este fórum se propõe a fornecer elementos que possam facilitar a compreensão de hipóteses sobre a realidade como a complexidade, a sistêmica e o holismo, não sem proceder-se à discussão crítica desses, e de modelos que têm sido construídos a partir dessas hipóteses. Na medida do possível, serão apresentados exemplos elucidadores.

Em particular, a partir de conceitos da complexidade e da chamada emergência – a capacidade de um sistema exibir propriedades não inerentes a seus componentes – discutem-se as possibilidades de construção de sistemas emergentes para finalidades específicas, isto é, sistemas construídos com o conhecimento do que seja complexidade e emergência.


ENTRADA FRANCA
11 de agosto de 2009 · terça-feira · 19 horas
Auditório do MASP · Museu de Arte de São Paulo
Avenida Paulista, 1578 – São Paulo / SP – Estação Trianon-MASP do Metrô

 


NELSON FIEDLER-FERRARA, é livre-docente, Professor Associado no Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Físico teórico de formação, nos últimos anos tem orientado e participado de projetos interdisciplinares, construídos a partir de referenciais complexistas. Foi agraciado, em 1994, com o Prêmio Jabuti, pelo livro Caos: uma introdução, escrito com Carmen Prado.

 

IMAG0002 IMAG0003 IMAG0004

IMAG0005 IMAG0006