Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

a cargo da Profa. Dra. Amnéris Maroni

Devemos a Immanuel Kant a distinção entre o conhecer e o pensar – entenda-se por conhecer o conhecimento científico. Segundo esse autor, a necessidade urgente da razão é mais do que a mera busca e o desejo de conhecimento. O homem tem necessidade de pensar além dos limites do conhecimento científico. Ao distinguir o conhecer do pensar, Kant abriu espaço para a revitalização do pensamento.

Muitos foram os autores, filósofos e não filósofos, que se valeram dessa distinção. Martin Heidegger em um dos seus artigos tardios (“O que quer dizer pensar”) provocativamente afirma que a “ciência não pensa”. É daí que partiremos para discutir três autores: Hannah Arendt, Carl Gustav Jung e Wilfred Ruprecht Bion – que por caminhos diferentes, valeram-se dessa distinção e se propuseram uma tarefa difícil: a de libertar o pensamento da ciência.

Essa será a nossa aventura, e assim agiremos em função do momento cultural que atravessamos, o qual exige, na perspectiva de Zygmund Bauman, uma “utopia da iconoclastia”. A modernidade contou com uma utopia racional, afirmativa e otimista; hoje ela já não atende às necessidades e desafios do nosso tempo. Pensar, no sentido que propomos, é um meio de manter a utopia na ordem do dia.

 


ENTRADA FRANCA
10 de novembro de 2009 • terça-feira • 19 horas
Auditório do MASP – Museu de Arte de São Paulo
Av. Paulista, 1578 – São Paulo/SP – Estação Trianon-Masp do Metrô

 


Amnéris Maroni é graduada e doutora em Ciências Sociais (USP e PUC) e mestre em História (Universidade Estadual de Campinas). Atua na área da Filosofia com ênfase em Epistemologia e é professora e pesquisadora do Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas. É também psicoterapeuta com consultório em São Paulo. Articulista e escritora com inúmeros livros publicados, inclusive: Eros na passagem – uma interpretação de Jung a partir de Bion e E por que não – tecendo outras possibilidades interpretativas, ambos pela editora Idéias e Letras, 2008.

 

IMAG0002   IMAG0003   IMAG0004

IMAG0005   IMAG0006