Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

Toda vida no planeta Terra acontece em um contexto de relações – ligações íntimas entre átomos, células, órgãos e seres que viabilizam a renovação e atualização permanente do vivo. O organismo humano, por exemplo, é um conjunto de mais de 100 trilhões de células vivas, organizadas em estruturas diferentes que convivem em estado de equilíbrio.

Refletir como isto foi e é possível, refletir sobre esse impulso biológico em direção à parceria e à convivência, pode nos ajudar a escolher os caminhos que queremos trilhar. Nossos vínculos com a natureza, com o outro e conosco constituem um grande desafio, mas também são o espaço privilegiado onde construímos o mundo, cuja saúde depende da qualidade desse vínculo e do repertório de prioridades que sustentam as partes envolvidas na relação. O que nos faz humanos? A pergunta é instigante e central nos tempos de hoje, marcados pela cultura consumista, a racionalidade fria, a visão antropocêntrica de mundo e todas as suas consequências: a violência sociocultural, institucional, intrafamiliar e cotidiana.

André Breton, poeta surrealista, contribui de maneira reveladora ao afirmar: “Será preciso começar por tirar da guerra todos os seus títulos de nobreza! “. Então Mahatma Gandhi traz a ideia de que “tudo que vive é teu próximo” e abrem-se novos horizontes para a convivência. É certo que o caminho será longo, íngreme e desafiador para que um novo modo de conviver se torne cultura, na qual não mais seremos os “donos” da natureza, nem imporemos um único repertório de valores à diversidade das culturas, mas poderemos compor com elas a maravilhosa teia da vida.



José Romão Trigo de Aguiar
é médico homeopata e psicoterapeuta. É professor da Associação Palas Athena. Fundador da Sociedade Universitária Médica de Estímulo à Pesquisa (SUMEP). Membro da Diretoria do Instituto de Cultura Homeopática – Escola de Homeopatia. Coordenador do projeto social Agentes de Cidadania – IAKAP. Co-autor do livro Homeopatia, publicado pela Editora Abril.

Hamilton Faria é poeta, professor da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP, especialista em políticas de cultura e desenvolvimento cultural. Mestre em Sociologia. Coordenador de cultura do Instituto Pólis e do Pontão de Convivência e Cultura de Paz. Criador ou co-fundador de centros culturais e casas de cultura, associações de trabalhadores, cooperativas literárias, redes de artistas, alianças de solidariedade, entre outros. Participou no comitê de elaboração da Carta das Responsabilidades Humanas, contribuindo com a inclusão da Cultura de Paz como um dos princípios norteadores. Autor de literatura e cultura.


ENTRADA FRANCA

13 de setembro de 2011 ▪ terça-feira ▪ 19 horas
Auditório do MASP ▪ Museu de Arte de São Paulo
Av. Paulista, 1578 – São Paulo/SP – Estação Trianon-Masp do metrô

Não é necessário fazer inscrição antecipada

Realização: Comitê da Cultura de Paz
www.palasathena.org.br