Comitê da Cultura de Paz e Não Violência

É uma estratégia comum no desenvolvimento humano a definição de símbolos e palavras norteadoras do nosso crescimento ético, moral e espiritual. As potestades, mantras e bandeiras ancoram nossas ações e nos empoderam para realizar as transformações que julgamos necessárias.

Dentre essas vias, as trindades tiveram papéis fundamentais em diversas transformações sociais ocorridas nos últimos séculos. Pai, Filho e Espírito Santo, na construção da doutrina cristã; Liberdade, Igualdade e Fraternidade na Revolução Francesa e Vida, Liberdade e Felicidade, como norteadoras da cultura norte americana. Cada novo desafio nos demanda novos imperativos morais.

Vivemos uma era com desafios inéditos em nossa história. Sistemas complexos e globais de organização social e a crise ambiental pedem de nós uma nova forma de enxergar e agir no mundo. A natureza tem sido fonte de grande inspiração nessa, que é chamada por Satish Kumar, como a Era da Ecologia. Como fonte de inspiração para as transformações necessárias em nossa sociedade, o autor elenca uma nova trindade – que dá nome ao seu mais recente livro: Solo (cuidar do ambiente natural), Alma (manter o bem-estar pessoal) e Sociedade (elevar os valores humanos).

Esse será o tema abordado por Satish Kumar em sua palestra realizada pela Palas Athena e SESC São Paulo, em parceria com a Escola Schumacher Brasil, no dia 8 de dezembro, terça-feira, às 19h, no teatro do Sesc Vila Mariana.

Satish Kumar é cofundador da Schumacher College, um centro de estudos localizado na Inglaterra, que desde 1991 forma milhares de pessoas com um modelo de educação baseado na experiência, na interação e na participação, abordando a ecologia e o holismo de maneira transdisciplinar. Nos últimos 50 anos de trabalho publicou diversos artigos e cinco livros, dentre eles a obra Alma, Solo e Sociedade – uma nova trindade para nossos tempos e sua autobiografia No Destination, lançada em 2015, com 50 mil unidades vendidas. Atualmente é editor da revista inglesa Resurgence & Ecologist. Doutor Honorário em Educação pela Universidade de Plymouth, em Literatura pela Universidade de Landcaster e em Direito pela Universidade de Exeter. Ganhador do prêmio Jamnalal Bajaj Foundation, da Índia, por seu engajamento na difusão do pensamento gandhiano. Apresentador do documentário Mundo Natural, da BBC2, assistido por mais de 3 milhões de pessoas em todo o mundo.